Previsão do Tempo
Ventos favorecem a entrada de fumaça de queimadas no Paraná
Foto: Reprodução/TV Tarobá

Ventos favorecem a entrada de fumaça de queimadas no Paraná

Cidades do estado podem apresentar céu com coloração acinzentada neste domingo (1º)

Caroline Signori Berticelli - domingo, 1 de setembro de 2024 - 09:21

Neste domingo (1º), a circulação dos ventos em níveis mais elevados da atmosfera favorece a entrada de fumaça das queimadas na Amazônia e Pantanal no Paraná. É possível que várias regiões do estado apresentem um céu com coloração acinzentada durante o dia

“A circulação dos ventos em níveis mais elevados da atmosfera favorece o ingresso de fumaça do norte e centro-oeste do Brasil. Por isso, não estranhem se o céu ficar com um tom mais acinzentado durante o período da manhã e tarde”, explica o meteorologista Samuel Braun, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Fumaça de queimada no Paraná

Em agosto, focos de incêndio registrados no país e no Paraná afetaram a qualidade do ar na Grande Curitiba. No dia 23, o Instituto Água e Terra (IAT) divulgou que os número de Partículas Inaláveis (MP10) chegou a 106,42 μg/m³ (padrão de qualidade do ar), enquanto as Partículas Respiráveis (MP2,5) atingiram 57,83 μg/m³.

Sendo que os padrões aceitáveis estabelecidos pelo Índice de Qualidade do Ar (IQA) da Resolução Conama nº 491/18, definidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente são de até 120 μg/m³ para Partículas Inaláveis (MP10) e o máximo de 60 μg/m³ para Partículas Respiráveis (MP2,5). A qualidade do ar só voltou a melhorar após as chuvas registradas no final de semana 24 e 25 de agosto.

Previsão do tempo para domingo (1º)

Uma frente fria que avança sobre o sul do Brasil faz aumentar a nebulosidade entre o oeste, noroeste e sudoeste. A possibilidade de chuva é pequena, mas as condições irão manter as temperaturas amenas, com calor menos intenso do que o apresentado nos últimos dias. 

As temperaturas previstas para Cascavel são de 14 º C (mínima) e 24 º C (máxima). Enquanto em Foz do Iguaçu deve oscilar entre 14 º C e 22 º C. 

A Região Metropolitana de Curitiba e o litoral do estado amanheceram com a presença de nevoeiros, mas o tempo se mantém estável. “As praias também seguem com temperaturas amenas em virtude da presença de nebulosidade baixa e nevoeiros, nas demais regiões, o sol predomina e continua bastante quente”, completa o meteorologista.

LEIA TAMBÉM: 64% dos municípios do Paraná estão em alerta de perigo por baixa umidade

Em Curitiba, Quatro Barras e Campo Magro a máxima deve chegar a 28º C, enquanto a mínima fica em 14 º C. 

Já em São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara, Mandirituba, Araucária a máxima registrada será de 1º C a menos, ficando em  27º C, com mínima de 14º C.

Em Campo Largo a previsão é de 28º C de temperatura máxima e 13º C mínima e para Fazenda Rio Grande 27º C e 13 º C.

A temperatura mínima está prevista para a região sul do estado com 7 registrada durante a noite e a máxima 35 no norte. Londrina e Maringá, no noroeste, devem registrar mínima de 18 º C e máxima de 33º C. 

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe