
Operação mira quadrilha especializada no contrabando de vapes no Paraná
Mandados de prisão preventiva e busca e apreensão são cumpridos em três cidades do Oeste paranaense.
A Receita Federal, em ação conjunta com a Polícia Federal, realiza na manhã desta terça-feira (11) uma operação contra o contrabando de cigarros eletrônicos, os populares vapes, e essências no Paraná. Os alvos são integrantes de uma quadrilha especializada que atua Oeste do Estado.
São cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e outros cinco de busca e apreensão, nas cidades paranaenses de Cascavel, Céu Azul e Matelândia. A Justiça também determinou o sequestro e bloqueio de bens móveis e imóveis, veículos de alto valor e ativos financeiros dos investigados.
De acordo com as investigações, a quadrilha operava de forma estruturada. A organização adquiria mercadorias ilegais, como cigarros eletrônicos e essências, geralmente de origem estrangeira, e as transportava utilizando veículos de passeio.
“Durante o transporte, batedores monitoravam as estradas para evitar a fiscalização policial e da Receita Federal, usando comunicação via grupos de WhatsApp. A comunicação entre os membros da organização incluía termos codificados para se referir a postos da Polícia Rodoviária Federal e desvios nas rodovias”, detalha a Receita.
A quadrilha movimentava grande quantia em dinheiro, bem acima da renda declarada pelos investigados, e utilizava empresas de fachada para ocultar a origem ilícita dos recursos e tentar burlar a fiscalização.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.