Curitiba confirma mais oito casos de hepatite A
Secretaria da Saúde aplicou 278 doses da vacina como ação de bloqueio do surto
A Secretaria da Saúde de Curitiba confirmou mais oito casos de hepatite A. De janeiro a 11 de outubro, a capital paranaense contabiliza 523 casos, cinco óbitos e dois transplantes hepáticos em decorrência da doença. A faixa etária mais prevalente continua sendo a adulta, de 20 a 39 anos.
Os homens lideram as notificações de hepatite A em Curitiba, com 384 casos. Como ação de bloqueio, a Secretaria da Saúde de Curitiba aplicou 278 doses da vacina contra a hepatite A em contatos familiares e sexuais daqueles que tiveram a confirmação do diagnóstico.
O que é hepatite A?
A hepatite é uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. A transmissão do tipo A da doença é fecal-oral (contato de fezes com a boca) e tem relação com alimentos ou água não seguros, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal, além de contatos sexuais.
Quando presentes, os sintomas da hepatite são inespecíficos, podendo se manifestar como: fadiga, mal-estar, febre, dores musculares, enjoo, vômitos e dor abdominal. Os sinais da doença costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção e duram menos de dois meses.
*Com informações de Mirian Villa | BandNews FM Curitiba
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.