Celulite facial: o que é a doença que afastou David, do Vasco, de partida contra o Athletico
O termo entrou para os Trending Topics do X e do Google
Na noite desta segunda-feira (26), os torcedores do Vasco da Gama e do Athletico foram surpreendidos com o afastamento do jogador David (VAS), da partida entre os times pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O motivo? Um tratamento contra celulite facial. Continue lendo para saber o que é a doença, quais são os sintomas e como evitá-la.
Rapidamente, os internautas elevaram o termo para os Trending Topics do X (antigo Twitter) e fizeram da frase uma das mais buscadas no Google desde às 18h — momento em que o Vasco anunciou o afastamento do jogador.
O que é celulite facial?
Celulite facial é uma infecção sob a pele. Diferentemente da celulite estética, a facial não é um acúmulo de gordura e, sim, uma inflamação causada por bactérias que alcançam camadas profundas da pele — como a derme e a hipoderme.
Embora o nome contenha “facial”, a doença pode aparecer em outras partes do corpo. Axilar, pernas e rosto são as regiões mais comuns.
Sintomas da celulite facial
O paciente pode apresentar:
- Inchaço na região afetada pela doença
- Vermelhidão na região
- Febre
- Enjoo
- Tontura
- Náusea
- Mal-estar
O que causa?
A doença é causada, como já mencionado, por uma infecção bacteriana. Em geral, o paciente pode contrair a infecção por um trauma na região, uma feriada aberta ou, o que é mais comum, pelo descuido na higiene após um período de sinusite ou amigdalite.
Como prevenir a doença?
Para se prevenir da celulite facial, doença que afastou o jogador David do Vasco da Gama, é importante:
- manter o corpo sempre bem higienizado
- lavar as feridas com água e com sabonete
- manter os ferimentos em curativos limpos
Como tratar a doença?
Conforme conteúdo publicado pelos pesquisadores Rafael Figueiredo, Christovão Paiva e Marcela Morato, no Repositório Institucional da Fiocruz, a celulite facial é uma infecção grave que, se não descoberta e tratada no início, pode se espalhar para outras partes do corpo e levar à morte.
O tratamento inclui uso de antibióticos, drenagem da área afetada e até internação do paciente.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.