Geral
Saquear cargas de caminhões acidentados nas estradas é crime
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Saquear cargas de caminhões acidentados nas estradas é crime

Mesmo que os produtos estejam espalhados na pista se trata de um crime de furto

paranaportal - quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 - 10:18

Após um caminhão carregado com carne ser saqueado no interior do Paraná durante o último fim de semana, a Polícia Civil divulgou um alerta sobre a prática criminosa que pode resultar em prisão e multa aos envolvidos.

De acordo com o delegado André Feltes, da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas, não importa se os produtos estão espalhados na pista ou se o caminhão foi abandonado pelo motorista. Mesmo nestas circunstâncias, a conduta é equivalente ao crime de furto, que tem pena de um a quatro anos de reclusão. Além disso, se for cometido por um grupo, pode ser considerado um furto qualificado, com pena de até oito anos de prisão.

“É um crime porque a pessoa está subtraindo um objeto que está ali, mesmo que momentaneamente, e não é dela, prejudicando outra pessoa ou empresa. É, portanto, um furto”, explica o delegado. 

Saque de carga de carnes no Paraná

No domingo (12), várias pessoas foram filmadas quando saqueavam a carga de carne de um caminhão-baú tombado às margens da PR-281, em Realeza, no Sudoeste paranaense. Ao todo, foram levadas cinco toneladas das 25 que estavam no veículo. 

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o caminhão se acidentou na entrada da cidade no fim daquela manhã, mas o baú refrigerado e as portas traseiras permaneceram intactas. Como o motorista não sofreu ferimentos, o local foi sinalizado e ele seguiu com uma equipe policial até a unidade para registrar um boletim de ocorrências sobre acidente. 

Cerca de uma hora depois, quando retornaram, eles se depararam com várias pessoas levando os produtos. As imagens que circulam pelas redes sociais mostram desconhecidos carregando grandes pedaços de carne nas costas e carregando seus automóveis. 

Conforme a Polícia Civil, suas equipes estão levantando as placas dos veículos que foram vistos no local para, na sequência, identificar os autores.

Crime de saque 

A Polícia Civil destaca que todos os casos de saques são investigados e podem se transformar em inquéritos policiais. Mesmo que o saque aconteça em um local distante e as forças de segurança não cheguem ao local a tempo de coibir os furtos, os envolvidos podem ser responsabilizados, já que a investigação leva em conta também denúncias, depoimentos de testemunhas e imagens de redes sociais.

Durante a apuração também existe a possibilidade dos envolvidos serem identificados por outros crimes como, por exemplo, situações em que o veículo é danificado para que as pessoas tenham acesso à carga. Neste caso, o crime pode ser enquadrado como roubo, cuja pena é de quatro a dez anos de reclusão.

Da mesma forma, outros crimes são cometidos com frequência durante os saques de carga como omissão de socorro às vítimas, que pode resultar em pena de detenção de um a seis meses, entre outros. 

“Nestes casos, os saqueadores podem agravar a situação, dificultando o acesso das equipes de resgate ao local do acidente ou até provocando novos acidentes, devido à movimentação de pessoas na pista”, completa o delegado. 

Comprar produto saqueado é crime 

Também é crime comprar os produtos saqueados. Neste caso, a conduta é tipificada como receptação, que também prevê pena de um a quatro anos de prisão.

Com Polícia Civil

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui

Compartilhe