Rodovias
PRF flagra 200 toneladas de excesso de carga em Ponta Grossa
(Foto: PRF)

PRF flagra 200 toneladas de excesso de carga em Ponta Grossa

Saiba as consequências de se trafegar com carga excessiva

Brenda Iung - sábado, 2 de novembro de 2024 - 09:42

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou 199,3 mil quilos de excesso de peso em veículos de carga durante uma operação na BR-376, em Ponta Grossa, na última quarta-feira (30). As informações foram registradas em um único turno de fiscalização por uma equipe especializada da PRF.

Em um dos flagrantes, quatro carretas de grande porte, com 30 metros de extensão cada, transportavam mais de 15 mil quilos de carga excedente por veículo. Todos foram autuados e retidos até a regularização do peso.

Excesso de carga no Parana em 2024 já é maior do que o registrado em 2023

Este ano, até outubro, o excesso de carga flagrado pela PRF no Paraná já supera o total registrado em 2023. Foram detectadas 8,8 mil toneladas de sobrecarga em 2024, contra 6,9 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Em 2023, o volume total foi de 8,7 mil toneladas.

Além de receberem multas proporcionais ao peso excedente, os veículos retidos pela PRF só são liberados após a regularização da carga.

Por que o excesso de carga é perigoso?

De acordo com a PRF, o excesso de carga compromete as estradas e afeta os próprios veículos, prejudicando o sistema de freios e suspensão, o que aumenta o risco de acidentes, principalmente em áreas de serra.

*Com informações de Polícia Rodoviária Federal.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe