Obra de contenção de encosta na BR-376 é concluída
As intervenções aconteceram no Km 668, onde foi registrado um deslizamento de terra em 2022
As obras de contenção de encosta na BR-376, no trecho que deslizou em novembro de 2022, foram concluídas. O deslizamento no Km 668 resultou na morte de duas pessoas. A rodovia, que é principal ligação entre o Paraná e Santa Catarina, chegou a ficar dez dias totalmente interditada, com reflexos no trânsito que duraram meses.
Quais foram as obras para evitar novos deslizamentos na BR-376, entre o Paraná e Santa Catarina
De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a rodovia, as obras na BR-376 foram realizadas em três etapas: talude superior, talude intermediário e talude inferior. Para estabilização da encosta foram utilizados 6.500 m² de concreto projetado, telas de alta resistência e 21.400 metros de grampos metálicos ancorados no talude.
O trabalho também incluiu serviços ambientais de proteção de fauna, limpeza e escavação de solo. Os serviços conclusivos envolveram execução de paisagismo com plantio de grama, drenagens superficiais (sarjetas e escadas hidráulicas), além de recuperação de pavimento.
Segundo a concessionária, há mais obras de contenção e drenagem sendo realizadas em outros locais da Serra, pontos de sinistros que também foram afetados pelas chuvas atípicas.
A concessionária informa que monitora todos os taludes e encostas pertencentes à faixa de domínio, com foco em identificar possíveis sinais de ruptura, cicatrizes ou obstruções que possam representar risco às estruturas, além de avaliar as condições das drenagens existentes.
*Com informações de BandNews FM Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.