Acidente na BR-376: corpos de delegação de remo são liberados do IML
FAB vai disponibilizar um avião para transportar os corpos até Pelotas (RS)
Todos os corpos das vítimas do acidente com atletas gaúchos na BR-376, em Guaratuba, litoral do Paraná foram identificados e estão prontos para serem liberados do Instituto Médico Legal (IML), de Curitiba. Os exames foram realizados no início da tarde, como explica a chefe da Polícia Científica do Paraná, Patrícia Cancelier. As informações são de Marlon Santiago, da BandNews FM Curitiba.
“A identificação dos corpos já está concluída, por parte da Polícia Científica. E, agora, nós partimos para a parte de liberação dos corpos — que depende da manifestação das famílias. E essa liberação pode ser feita tanto diretamente pelos familiares, como por procuração”, afirma Patrícia.
Ela explica que a Polícia Científica do Paraná já fez um contato prévio com os familiares das nove vítimas e aguarda o retorno se eles virão até o estado ou se farão a liberação por procuração.
Apesar da liberação dos corpos, o laudo que vai apontar as causas da morte deve ficar pronto na próxima semana.
“Os exames passam pelo exame de necropsia. Os corpos chegaram à Polícia Científica, na sede da unidade estadual por volta do meio-dia. Todos os nove corpos passaram pelo exame, que já foi concluído, e agora a gente segue para a etapa de elaboração do laudo pericial”, conta. Esse será responsável por apontar a causa da morte de cada uma das vítimas do acidente desta manhã (21).
Patrícia afirma que esse trabalho dura cerca de 10 dias e elaborado pelo perito oficial responsável pelo caso.
A Força Aérea Brasileira (FAB) vai disponibilizar uma aeronave para o transporte dos corpos. O acidente foi registrado pouco antes das dez horas da noite, na descida da serra. Nove pessoas morreram quando retornavam de um campeonato nacional de remo em São Paulo, com destino a Pelotas, no Rio Grande do Sul. A van em que eles estavam foi atingida por um caminhão sem freios, jogada para fora da pista e prensada pelo contêiner do veículo.
Do total de vítimas, sete eram atletas, com idades entre 15 e 20 anos, o coordenador do time e o motorista do veículo. Um dos sobreviventes da tragédia com atletas gaúchos na BR-376 recebeu alta na manhã desta segunda-feira (21). O homem, de 30 anos, é o motorista que dirigia a carreta sem freio envolvida no acidente.
De acordo com o Hospital Municipal São José, o adolescente de 17 anos, que também sobreviveu, possui encaminhamentos necessários para a alta médica, mas vai permanecer em observação na Unidade até a chegada dos familiares que deve acontecer ainda hoje. O estado do Rio Grande do Sul e a prefeitura de Pelotas disponibilizaram uma aeronave para levar a mãe do sobrevivente até Joinville (SC). Eles retornam para a cidade gaúcha nesta segunda-feira (21) à noite.
A prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas decretou luto oficial na cidade de sete dias. Ela lamenta o caso e conta que o projeto Remar para o Futuro — o qual a delegação de remo para São Paulo — abre portas e oportunidades para os jovens. Muitos já foram premiados em competições nacionais e internacionais. A prefeitura de Pelotas é parceira do projeto, junto à Universidade Federal de Pelotas e o Clube Centro Português.
“Nós estamos dando apoio com os profissionais, o apoio emocional, psicológico, as famílias e também fazendo o apoio operacional para o traslado dos corpos junto ao Governo do Rio Grande do Sul. Também estamos cuidando de trazer o João, (o único sobrevivente do acidente), para estar ao lado da família dele. Pelotas está de luto”, lamenta.
A Polícia Civil investiga o caso.
*Com informações de Marlon Santiago | BandNews FM Curitiba
Veja o que se sabe sobre o acidente que matou nove pessoas, entre eles atletas de remo, na BR-376 no Paraná
Van é prensada por carreta na BR-376; ao menos seis mortos
Grave acidente na BR-376: número de mortos sobe para nove
Acidente na BR-376: Polícia Civil investiga colisão e morte de atletas
Com 22 km de fila, tráfego na BR-376 sentido Santa Catarina é liberado
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui