Caminhoneiro sem dormir há mais de 24 horas é flagrado dirigindo na BR-116
Homem estava acompanhado do filho, de dez anos; o mesmo caminhão foi multado outras 43 vezes neste ano, conforme a polícia.
Um caminhoneiro foi flagrado dirigindo há mais de 24 horas sem dormir. O caso ocorreu na BR-116, em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, na noite de sexta-feira (28). O filho do motorista, de dez anos, também estava no caminhão.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o caminhoneiro foi abordado durante uma ação de fiscalização, na altura do km 125 da rodovia.
Durante a abordagem, a equipe constatou por meio do disco do cronotacógrafo que o homem dirigia há mais de 24 horas sem descansar adequadamente.
À polícia, o homem de 45 anos disse que saiu da cidade de Serra, no Espírito Santo, e tinha como destino final o Rio Grande do Sul. Ele ainda afirmou ter feito três pequenas paradas durante o percurso.
Caminhão recebeu 43 multas em 2024
Conforme a PRF, o mesmo caminhão foi multado 43 vezes neste ano. A maioria das infrações foram por excesso de velocidade.
Segundo a lei do descanso do motorista profissional, o motorista de caminhão deve descansar pelo menos 11 horas a cada 24 horas de direção, com pelo menos 8 horas de forma ininterrupta. O descumprimento dessa regra aumento o risco de acidentes causados pelo sono e por falta de atenção.
O caminhoneiro foi multado e teve o caminhão retido e escoltado até um posto de combustível, para descansar.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.
- Veja também: Polícia identifica motoristas bêbados na BR-376