Pode respirar aliviado: a qualidade do ar do Paraná vai melhorar em breve; saiba quando
Simepar avalia as condições do ar do estado nos próximos dias
A combinação entre a onda de calor e a fumaça dos diversos incêndios florestais pelo país tem impactado diretamente na qualidade do ar do Paraná, tornando o clima seco e a respiração desconfortável. As principais cidades do estado apresentam umidade relativa do ar abaixo de 60% — nível considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde. Saiba quando a qualidade do ar do Paraná vai melhorar.
Umidade do ar no Paraná está em alerta
Conforme medição do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) e avaliação do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), as regiões de Curitiba (26%), Londrina (14%), Maringá (20%), Ponta Grossa (26%), Cascavel (20%), Foz do Iguaçu (38%), Guarapuava (22%) estão em alerta de perigo pela baixa umidade do ar.
No momento, apenas o ar do litoral do estado está próximo dos parâmetros definidos pela OMS. O município de Paranaguá registra 64% de umidade relativa do ar.
Impacto do tempo seco na saúde
O excesso de fumaça e a péssima qualidade do ar, registradas em todo o país neste momento, afetam diretamente a saúde da pele e da respiração. O Paraná Portal conversou com especialistas para indicar a melhor forma de proteger a saúde dos efeitos destes fenômenos. Clique aqui para ver as orientações.
Quando a qualidade do ar do Paraná vai melhorar?
No momento, o Paraná está em uma condição de massa de ar quente, com temperaturas altas e umidade abaixo do ideal, descreve o meteorologista do Simepar, William Max Romão.
“A partir da madrugada deste sábado (14), uma frente fria chegará ao estado, vai umedecer a região e ajudará na qualidade do ar”, explica. Ainda nesta sexta-feira (13), há previsão de chuvas, principalmente na parte oeste do estado.
A passagem da frente fria durante os próximos dias, permanecerá no estado ao longo da semana seguinte. E isso ajudará a minimizar as más condições do ar do Paraná, presentes agora. A notícia parece ainda mais animadora, considerando o cenário alarmante que o tempo seco tem causado aos paranaenses: a previsão é de que, até o próximo final de semana (21 e 22), a umidade relativa do ar chegue a 80% em algumas localidades do estado.
Na próxima semana, ainda, rajadas de vento de até 45 quilômetros/hora devem passar pelo norte do Paraná, prevê o meteorologista.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.