Previsão do Tempo
Ondas de calor e ar seco devem permanecer no Paraná em outubro
(Foto: Jonathan Campos/AEN)

Ondas de calor e ar seco devem permanecer no Paraná em outubro

Veja a previsão do tempo para o próximo mês

Brenda Iung - domingo, 29 de setembro de 2024 - 08:00

As ondas de calor e o ar seco não deixarão o estado tão cedo, prevê o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A previsão do tempo para outubro no Paraná espera temperaturas altas e baixa umidade. Confira a análise do Simepar.

Em outubro, “a previsão do tempo indica que as temperaturas médias do ar ficarão acima da normalidade para a estação em todo Paraná”, detalha o meteorologista William Max Romão. O profissional explica que, conforme os dados históricos, as temperaturas máximas são registradas nas regiões oeste, sudoeste, norte e litoral, nesta época do ano.

Os dados do Simepar demonstram que a temperatura mais alta registrada em outubro nas regiões foram respectivamente: 30ºC, 27,3ºC, 29,7ºC e 25,2ºC.

Neste mês, as chuvas devem seguir a normalidade da média histórica. Na Região Metropolitana de Curitiba, por exemplo, o Simepar registrou de 100 a 190 mm de precipitação nos meses de outubro.

Veja a média histórica de temperaturas e chuvas no mês de outubro no Paraná — dados levantados pelo Simepar.

previsão-do-tempo-outubro-paraná-média-histórica-chuva-temperatura-simepar
(Foto: Simepar)

São esperadas ainda, de acordo com o meteorologista, ondas de calor e longos períodos sem chuva em outubro no Paraná. Por esse motivo, o ar seco permanecerá presente no estado.

Primavera e La Nina podem afetar clima do Paraná em outubro

Embora o tempo possa estar mais seco, o meteorologista prevê que, por influência da primavera, o mês de outubro poderá ter eventos meteorológicos severos, como: rajadas de ventos fortes, granizos, alta incidência de raios e chuva volumosas. Romão afirma, ainda, que isso deve acontecer não apenas nas primeiras semanas, mas, sim, durante todo o mês de outubro.

Hoje, o Paraná está em um período neutro em relação aos fenômenos meteorológicos. Mas que há a expectativa da entrada da La Nina, que no estado, pode reduzir as temperaturas durante alguns dias e deve aliviar o calorão. Ainda assim, o especialista enfatiza que é cedo para prever mudanças bruscas no clima do Paraná.

Simepar convida a população a acompanhar os trabalhos

O meteorologista convida a população do Paraná a sempre acompanhar a previsão do tempo no site e nas mídias sociais do Simepar. Além disso, conta que há um canal no WhatsApp, para que os paranaenses possam receber alertas e informações do tempo, clique aqui para participar.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe