Previsão do Tempo
Paraná permanece em alerta máximo para chuva forte e alagamentos
Foto: Geraldo Bubniak/AGB

Paraná permanece em alerta máximo para chuva forte e alagamentos

O Simepar estima que Curitiba receba 50,5 mm de chuva ao longo do dia; Interior do Estado também está sob risco alto para alagamentos.

Rafael Nascimento - segunda-feira, 9 de dezembro de 2024 - 07:58

O Paraná permanece em alerta para a ocorrência de chuvas volumosas nesta segunda-feira (9). Assim como nos dias anteriores, a chuva não deve dar trégua no Estado, com risco alto de estragos e alagamentos.

“Nesta segunda-feira, ainda sob influência da frente fria, as condições do tempo não mudam sobre as diversas regiões do Paraná. Chuvas de intensidades moderadas e fortes em alguns momentos, seguem ocorrendo ao longo do dia. Devido aos acumulados significativos dos últimos dias, alguns impactos são esperados, como alagamentos, elevação de riachos/córregos e nível de rios, assim como aumenta o risco de deslizamentos e quedas de barreira em rodovias, principalmente na região da Serra do Mar”, alerta o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar.

Uma frente fria que avançou sobre o Paraná na última sexta-feira (6) trouxe chuva intensa para diversas regiões paranaenses. Desde então, algumas localidades registraram volumes de chuva superiores aos 300 mm.

Foto: Divulgação/Simepar

Entre a tarde de sexta e a manhã de domingo, Curitiba registrou 129,3 mm de chuva. O volume de precipitação é superior à média para todo o mês de dezembro, que é de 122,1 mm, e causou dezenas de alagamentos em pontos da cidade, além da queda de árvores.

De acordo com a prefeitura, sete pessoas estão desalojadas.

O Simepar estima que Curitiba receba 50,5 mm de chuva ao longo dessa segunda-feira.

Além do Simepar, o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET – emitiu um alerta máximo para o grande acumulado de chuva no Paraná. O alerta, válido até o meio-dia de hoje, abrange praticamente todos os municípios paranaenses, com chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, e risco elevado para alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Foto: Reprodução/Simepar

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe