Instabilidade: onda de calor, baixa umidade e tempestade afetam o Paraná nos próximos dias
INMET aciona três bandeiras de perigo para o estado; veja como se proteger
Neste momento, os municípios do Paraná registram três indicadores de perigo no mapa do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). São eles: onda de calor, tempestade (alertas amarelo e laranja) e baixa umidade (alertas amarelo e laranja). Ao todo, são sete bandeiras listadas para o estado da Região Sul.
Tempestade do Paraná
O Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar) alerta para a possibilidade de fortes chuvas ainda nesta quarta-feira (4), em destaque para as regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. Há, ainda, chance de tempestade acompanhada de descarga elétricas no estado.
Nesta quinta-feira (5), o avanço de uma frente fria provoca chuvas em diversas regiões do Paraná, explica o Simepar. O Sistema não descarta também a possibilidade de tempestade.
O INMET revela que há a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h, com ventos intensos e queda de granizo. O sudoeste do Paraná está com bandeira laranja de perigo para tempestade. O Instituto alerta para os cortes de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.
O que fazer para se proteger em uma tempestade
O INMET orienta a população a desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Durante uma tempestade com rajadas de vento, é importante não se abrigar debaixo de árvores, por haver risco de quedas e descargas elétricas. Além disso, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e de placas de propagandas.
Se necessário, acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193)
Baixa umidade no Paraná
As regiões Norte e Centra do estado estão em alerta de perigo (bandeira laranja) para baixa umidade. Municípios do Norte Pioneiro, Centro Ocidental, Noroeste, Norte Central, Oeste, Centro-Sul, Sudeste e da Região Metropolitana de Curitiba também apresentam bandeira de perigo potencial (amarela) para a baixa umidade.
Nas áreas mais críticas, a umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%. O INMET alerta para os riscos de incêndios florestais. A condição também causa ressecamento a pele e desconforto nos olhos, na boca e no nariz.
Como proteger a saúde em caso de baixa umidade
O INMET orienta: beber bastante líquido, evitar o desgaste físico nas horas mais secas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Se necessário, acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
- Confira: Combinação entre clima seco e frio eleva o risco de doenças respiratórias; saiba como prevenir
Onda de calor também afeta o estado
A baixa umidade e o risco de tempestades aumentam pela onda de calor que afeta o Paraná desde a última semana. De acordo com o INMET, o fenômeno afeta principalmente as regiões Norte, Central e Oeste do estado.
Com bandeira amarela para perigo pela onda de calor, o estado deve registrar temperaturas 5ºC acima da média.
Como evitar que a onda de calor impacte na saúde
A Defesa Civil orienta que, em caso de onda de calor, é importante: manter-se constantemente hidratado, passar protetor solar, evitar exposição ao sol das 10h às 16h, comer alimentos leves, usar roupas claras e leves. Além disso, dobrar a atenção quanto aos animais de estimação, fazendo com que eles aumentem o consumo de líquidos. É necessário também proteger as patas dos bichos, oferecer banhos frequentes e tosar o pelo de animais com pelagem longa.
Se necessário, acionar a Defesa Civil (199) ou buscar atendimento médico.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.