Chuva Preta no Paraná: saiba como descobrir se a água está contaminada
Fenômeno deve chegar ao estado entre a tarde de sexta-feira (13) e a manhã de sábado (14)
Os paranaenses terão um motivo a mais para temer a sexta-feira 13. Amanhã (13), o estado deve receber a chamada Chuva Preta, um fenômeno que ocorre com a combinação entre a fumaça presente no céu do estado e a chuva que passará pelos próximos dias no Paraná. Entenda o que é Chuva Preta e como descobrir se a água que vem dos céus está contaminada.
Previsão do tempo para os próximos dias no Paraná
Nesta sexta-feira (13), a frente fria avança ao norte do Paraná, descreve o meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Samuel Braun. Com isso, aumenta também a instabilidade climática nas regiões oeste, sudoeste e centro-sul do Paraná. Nessas regiões, a previsão não descarta o risco de tempestade. Nas demais regiões, sobretudo no noroeste no norte do estado, as temperaturas se mantém elevadas — com máximas acima dos 35ºC nas regiões destacadas.
Já no final de semana (14 e 15), o tempo muda no Paraná, explica Braun. A frente fria avança lentamente do Rio Grande do Sul em direção ao estado. Com isso, há risco de tempestade e chuva em todo o Paraná.
O domingo já registrará temperaturas mais amenas, com máximas de 20ºC em praticamente todas as regiões. O meteorologista conta que na região sul do estado, nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba, as máximas devem variar entre 13ºC e 15ºC. Sendo assim, o frio retorna para encerrar o inverno no Paraná.
Fumaça presente no ar do Paraná deve se transformar em Chuva Preta
O meteorologista do Simepar explica que a chuva limpa a atmosfera. Com isso, transporta os poluentes em direção à superfície da Terra. Como o céu do Paraná apresenta fumaça e fuligem, sobretudo de incêndios florestais no estado, no Pantanal e na Amazônia, a chuva as derrubará e se transformará em Chuva Preta.
A Chuva Preta, descreve Braun, chega à superfície com uma coloração mais escura, isso porque carrega consigo uma grande concentração de fumaça e de fuligem. Isso deve acontecer, principalmente, nas regiões sudoeste, oeste e noroeste do Paraná. E a previsão descreve que a chegada da Chuva Preta no Paraná deve ser entre a tarde desta sexta-feira (13) e a manhã deste sábado (14).
O que a Chuva Preta causa?
A Chuva Preta contamina as águas superficiais e os alimentos dispostos ao ar livre (como frutas, verduras e legumes).
Como descobrir se a chuva que está caindo é Chuva Preta?
O Simpear orienta que, para verificar se a chuva que está caindo é Chuva Preta — ou seja, está contaminada com fumaça ou fuligem — é necessário colocar um recipiente limpo e transparente para captar a água da chuva.
O Sistema explica que, se captar a água do telhado, por exemplo, já há a possibilidade de estar contaminada com a sujeira, a poeira e a fuligem já depositadas sobre as superfícies.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.