Previsão do Tempo
Calorão no Paraná: município ultrapassa 40ºC nesta terça-feira (24)
(Foto: José Fernando Ogura/AEN)

Calorão no Paraná: município ultrapassa 40ºC nesta terça-feira (24)

Onda de calor permanece até quinta-feira (26)

Brenda Iung - terça-feira, 24 de setembro de 2024 - 18:02

O Paraná permanece sob altas temperaturas nesta semana. Nesta terça-feira (24), o município de Capanema, no sudoeste do estado, ultrapassou a marca de 40ºC. Cambará, Paranapoema, Planalto, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e Ubiratã registraram os termômetros acima de 38ºC. Saiba até quando o calorão deve continuar no Paraná.

mapa-temperatura-máxima-paraná
Estado registrou temperaturas altas em todas as regiões (Foto: reprodução/Simepar)

Conforme previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o calorão deve permanecer no estado até quinta-feira (26), quando há previsão de chuva para a região oeste. Na sexta-feira (27), ainda há chances de precipitações, nebulosidade e uma leve frente fria no Paraná. Já no sábado (28) e no domingo (29), o sol volta com força.

Qualidade do ar no Paraná está em baixa

Além das altas temperaturas, o estado também convive com a baixa umidade relativa do ar – o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, relata que nesta terça-feira, quase todas as regiões do estado marcaram porcentagens abaixo de 30% para a umidade do ar. No norte pioneiro, Jacóbsen conta que a situação é ainda mais grave: 12%.

Com a umidade do ar em baixa e a ausência de chuvas em todo o estado, facilita o ingresso das fumaças das queimadas do Paraná, do Mato Grosso do Sul e do Amazonas. De acordo com o meteorologista, isso faz com que o céu fique esbranquiçado e há piora na qualidade do ar.

Como já mencionado, as chuvas só retornam ao Paraná nesta quinta-feira (26). E só a partir deste dia haverá a melhora na qualidade do ar. “Até lá, temos que conviver com bastante hidratação”, recomenda Jacóbsen.

Incêndios florestais no Paraná

O calor, somado ao tempo seco, aumenta significativamente o risco de incêndios florestais no Paraná. O meteorologista do Simepar, Reinaldo Olmar Kneib, demonstra graficamente o aumento das chances de queimada no oeste, no sudoeste, no norte pioneiro e no centro oriental. Em exceto pelo sudeste, há também chance média de incêndios florestais no restante do estado.

risco-incêndio-florestal-simepar-paraná-24-de-setembro
(Foto: reprodução/Simepar)

Caso perceba focos de incêndio florestal no Paraná, acione o Corpo de Bombeiros do Paraná (telefone: 193) ou a Defesa Civil (telefone: 199).

Como proteger a saúde os dias de calorão no Paraná

Para proteger a saúde durante uma onda de calor, o Ministério da Saúde orienta:

  • aumentar a ingestão de água ou de sucos naturais de fruta, sem açúcar, mesmo sem sede
  • evitar bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar
  • evitar a exposição direta ao sol, principalmente, entre às 10h e às 16h
  • proteger a pele com protetor solar, roupas contra raios ultravioletas, chapéus e óculos escuros

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe