Após trégua, fumaça deve voltar ao céu do Paraná
Chuva afastou o clima seco, mas situação deve mudar em breve, analisa Simepar
A fumaça que assustou os paranaenses — e causou efeitos na saúde dos moradores do estado — deve voltar ao céu do Paraná. Após desaparecer após o período de chuvas, iniciado no final da última semana e que persiste em boa parte do estado até hoje (18), ela deve retornar com o fim das precipitações. Entenda por que a fumaça deve voltar ao céu do Paraná.
- Leia também: Paraná contrata aeronaves e compra caminhões de bombeiros para combater incêndios florestais
Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), explica que embora os últimos dias tenham sido de chuvas em boa parte do estado, a situação não é favorável para manter a qualidade do ar em boa qualidade nos próximos dias.
Conforme análise do meteorologista, o vento continua transportando material particulado das queimadas das outras regiões do Brasil e de países vizinhos. A Floresta Amazônica, o Pantanal, o interior de São Paulo, e, até mesmo, o Paraná, alcançaram níveis alarmantes de incêndios florestais.
“O vento se manteve com fluxo favorável para que, nas próximas horas, continue o ingresso de fumaça sobre as regiões do Paraná”, esclarece.
Qualidade do ar no Paraná será afetada com o retorno das fumaças
Jacóbsen demonstra que, sim, a chuva da última semana e a previsão de precipitação nos próximos dias apoia a limpeza da atmosfera e colabora para a melhora da qualidade do ar do Paraná. Em 10 de setembro, por exemplo, a qualidade do ar registrada em Curitiba foi considerada uma das piores do mundo, com índice semelhante ao de Pequim, na China.
Ainda assim, os ventos em baixos níveis junto à superfície, não estão favoráveis para que a qualidade do ar se mantenha em níveis mais altos. Isso porque ainda há transporte de material particulado das queimadas.
Sendo assim, nos próximos dias, a fumaça volta ao Paraná e piora, gradativamente, a qualidade do ar.
Como saber se o céu da sua cidade está coberto pela fumaça
O meteorologista descreve que o retorno da fumaça ao Paraná tem impacto visível no céu. Se notar o céu acinzentado, esbranquiçado ou esmaecido, há indícios da presença de fumaça.
Outro ponto que demonstra que a qualidade do ar está afetada pela fumaça é o por do sol alaranjado. Apesar de render boas imagens, é um sinal de que há poluição na atmosfera.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.