Paraná torra na primavera e acumula alertas de calor e baixa umidade do INMET
A previsão é de temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias
A primavera chegou no Paraná com cara de alto verão e o estado enfrenta temperaturas fora do comum para época. Nesta quarta-feira (25), existem três alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) referentes às condições do tempo no estado e a meia-noite começa a valer um alerta vermelho – de grande perigo – para uma onda de calor.
Um alerta laranja de onda de calor começou a valer a partir das 9h40 de hoje e se estende até 23h59. Só fica de fora da área de abrangência a faixa do litoral. Onde, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a maior presença de nuvens e de nevoeiro marítimo deixa as temperaturas mais amenas.
Outro alerta laranja é de perigo de baixa umidade do ar e começou a valer às 11h30 de hoje, se estendendo até às 20h. Segundo o órgão, nesse período a umidade relativa do ar varia entre 20% e 12% e há risco de incêndios florestais e à saúde, assim como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Veja as regiões afetadas:
Um quarta alerta amarelo de perigo potencial para baixa umidade entrou em vigor às 9h e vale até às 23h desta quarta (25). “Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde”, descreve o órgão sobre as condições do tempo.
Por fim, um alerta vermelho de grande perigo para uma onda de calor inicia à 00h de quinta-feira (26): “Risco à saúde. Temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias”, escreveu o INMET.
Calor do Paraná
No início da manhã, a previsão do tempo para o estado, divulgado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), confirmou mais um dia de muito calor.
A cidade de Capanema, no oeste paranaense, deve registrar 40º C pelo segundo dia consecutivo. Em Curitiba, as temperaturas alcançam os 32º C à tarde.
“A condição é favorável para um rápido aquecimento em quase todas as áreas do Paraná. A massa de ar quente proporciona um dia de intenso calor em muitas das cidades paranaenses. No Interior do Estado, a temperatura passa facilmente dos 30º C até mesmo antes do meio-dia, e o calor fica mais intenso à tarde”, destacou o meteorologista Lizandro Jacóbsen.
Primavera de calor acima da média e pouca chuva
De acordo com o Simepar, o Paraná deve enfrentes uma primavera com temperaturas altas e chuvas ligeiramente abaixo da média. “São esperadas ondas de calor e longos períodos sem chuvas”, pontuou o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.
Neste ano, o fenômeno meteorológico La Niña se forma entre a primavera e o verão, com intensidade fraca, influenciando o clima paranaense até o primeiro trimestre de 2025. “Além disso, as águas do Oceano Atlântico Sul e a temperatura média do ar sobre a América do Sul continuarão mais quentes que o normal”, afirma o meteorologista.
Conforme a previsão, em outubro, a chuva deve seguir o padrão de normalidade, mas em novembro e dezembro as precipitações prometem ficar próximas e abaixo da média histórica em todas as regiões.
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.