Geral
Operação contra o tráfico de drogas cumpre mais de cem mandados no Paraná
Foto: PCPR

Operação contra o tráfico de drogas cumpre mais de cem mandados no Paraná

A quadrilha teria movimentado mais de R$ 13 milhões nos últimos três anos, conforme a polícia.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 17 de outubro de 2024 - 07:25

A Polícia Civil realiza uma grande operação contra o tráfico de drogas no Paraná, na manhã desta quinta-feira (17). Mais de cem mandados são cumpridos contra os investigados, em diversas cidades do Estado.

A quadrilha teria movimentado mais de R$ 13 milhões nos últimos três anos, conforme a polícia. Além do tráfico de drogas, os alvos também são suspeitos de lavagem de dinheiro.

As equipes cumprem 137 ordens judiciais, sendo 46 de prisão temporária, 36 de busca e apreensão, 40 ordens de bloqueio de valores, 14 ordens de bloqueio de veículos e uma ordem de sequestro de imóvel.

Os alvos estão localizados em Curitiba, nas cidades metropolitanas de Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Fazenda Rio Grande e Piraquara, em Pontal do Paraná, no Litoral paranaense, e em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais.

A ação também ocorre em municípios de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

As ações de bloqueio de valores em contas bancárias e veículos têm como objetivo enfraquecer financeiramente a organização criminosa e responsabilizar diretamente os envolvidos na movimentação de recursos, de acordo com a Polícia Civil.

“O objetivo é desarticular completamente essa organização criminosa que atua em múltiplos estados, atacando também o seu núcleo financeiro”, afirma o delegado Victor Loureiro.

Como funcionava o esquema

As investigações da Polícia Civil revelaram que dois irmãos lideravam o esquema de tráfico de drogas. Eles adquiriam os entorpecentes de um fornecedor no Mato Grosso do Sul e distribuíam para cidades no Paraná e em Santa Catarina. A droga era transportada em fundos falsos de veículos e pelas chamadas “mulas”, pessoas pagas para transportar os entorpecentes em ônibus interestaduais.

Outros grupos criminosos, com atuação no Litoral do Paraná e em Curitiba, adquiriam as drogas para revendê-las a usuários finais.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe