Quadrilha que lavou mais de R$ 80 milhões entra na mira da PF; alvos em Curitiba e região
Os recursos eram movimentados em grande parte por meio de operações de câmbio ilegal e tráfico de drogas, conforme a polícia.
Uma quadrilha envolvida em crimes financeiros e na lavagem de dinheiro entrou na mira da Polícia Federal, que realiza uma operação contra os investigados nesta terça-feira (17). As equipes cumprem mandados em Curitiba e Região Metropolitana, conforme a PF.
Segundo a polícia, a quadrilha possuía abrangência internacional e era ramificada em cinco núcleos autônomos. Em dois anos, os alvos teriam movimentado mais de R$ 82 milhões – em grande parte, por meio de operações de câmbio ilegal e tráfico de drogas.
“O esquema de lavagem de dinheiro de amplitude internacional envolve bancos paralelos que se utilizam de pessoas físicas e jurídicas para movimentação de recursos de origem ilícita, direcionando depósitos e transferências bancárias para terceiros utilizados como laranjas e para comércios, principalmente supermercados, sediados em regiões de fronteira do Brasil. Posteriormente, os recursos são evadidos para casas de câmbio no exterior e permanecem à disposição das organizações criminosas”, explica a PF.
São cumpridos 34 mandados de busca e apreensão, seis de prisão preventiva e quatro de prisão temporária, além de outras medidas cautelares.
Entre os alvos, sete estão localizados em Curitiba e um em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana.
A PF também cumpre mandados nas cidades de São Paulo/SP, São Caetano do Sul/SP, Natal/RN, Ponta Porã/MS, Chuí/RS, Bagé/RS e Aceguá/RS.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.