
Operação mira tráfico de cocaína em carga de alimentos congelados
Dez pessoas foram presas pela Polícia Federal. Eles atuavam em portos de Santa Catarina, com aliciamento no Paraná.
Dez pessoas foram presas pela Polícia Federal em uma operação contra o tráfico internacional de cocaína escondida em cargas de alimentos congelados, nesta quinta-feira (20). Os mandados de prisão e de busca foram cumpridos nas cidades de Itapoá, Garuva e Rio do Sul, em Santa Catarina, Curitiba e Paranaguá, no Paraná, e Sorocaba e Quadra, em São Paulo.
De acordo com a PF, os traficantes usavam a estrutura de empresas de logística para exportação da droga a partir de portos de Santa Catarina. As investigações iniciaram após a apreensão de três cargas de cocaína na Líbia, Libéria e Serra Leoa, na África, em 2022.
Em todos os casos, a droga estava escondida em meio a cargas de frango congelado exportadas a partir do Porto de Itapoá, em Santa Catarina, e que foram manipuladas por uma empresa de logística de alimentos situada no estado.
Conforme a PF, a ação era praticada por trabalhadores de uma empresa responsável pelo carregamento de contêineres, com acesso a informações das embarcações.
O grupo também aliciava funcionários de outras empresas de logística de alimento para viabilizar o tráfico com origem em outros portos, como o de Paranaguá, no Paraná. Em dois anos, entre 2022 e 2024, de acordo com as investigações, a movimentação bancária de todos os criminosos chegou a cerca de R$ 450 milhões.
A atuação do grupo levou a prejuízos milionários, conforme a PF, até mesmo de interrupção de negócios com países africanos. Em uma situação, dois representantes de uma empresa importadora da Líbia, que não tinham conhecimento da carga contaminada, foram presos sob acusação de tráfico internacional.
Eles foram libertados após a Polícia Federal informar os fatos à justiça libanesa.
Ordens de sequestro de veículos, imóveis e o bloqueio e congelamento de contas bancárias vinculadas a dezessete pessoas físicas e jurídicas também foram executadas pela Polícia Federal nesta manhã. A operação mirou as empresas e também os operadores financeiros e financiadores das atividades.
*com BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.