Geral
Nova plataforma do Procon-PR facilita acesso a dados sobre atendimento de empresas

Nova plataforma do Procon-PR facilita acesso a dados sobre atendimento de empresas

“Saber se as empresas têm reclamações e como as mesmas são resolvidas é de grande utilidade para os consumidores”, destaca Claudia Silvano

Caroline Signori Berticelli - quinta-feira, 29 de agosto de 2024 - 15:29

A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) lançou nesta quinta-feira (29) uma nova plataforma digital com a promessa de facilitar a consulta de dados sobre os atendimentos do órgão e ajudar o consumidor na hora de escolher com quais empresas vai fechar negócio. 

“Saber se as empresas têm reclamações e como as mesmas são resolvidas é de grande utilidade para os consumidores na tomada de decisões, ou seja, se vão ou não contratar determinado fornecedor”, explica Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR

Chamada Procon-PR em Números, a plataforma é uma reformulação da ferramenta utilizada anteriormente e passa a permitir novas formas de filtragem de dados como:

  • por segmentos; 
  • empresas;
  • perfil do consumidor; 
  • tipo de reclamação;
  • índice de resolutividade;
  • dados totais de atendimentos; 
  • tramitação; 
  • rankings.

Nova plataforma Procon-PR em Números

Na nova plataforma Procon-PR em Números estão disponíveis dados a partir de 2 de maio de 2022. Enquanto os dados referentes ao Sindec (Sistema de Acolhimento de Reclamações) de 2012 a 2022 e os relatórios anuais desde 1997 continuam disponíveis para consulta pública.

O órgão destaca que dados informações dos reclamantes como nomes, CPF ou endereço não aparecem nas consultas, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados.

LEIA TAMBÉM: Empresários reclamam da atuação da AIFU em Curitiba: “truculenta e intimidadora”

As consultas podem ser realizadas neste link, disponível no site do órgão, e as reclamações podem ser realizadas nos canais de atendimento virtuais e presenciais.

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe