Irmãos de Piraquara comandavam esquema de tráfico de drogas interestadual
Trinta e cinco pessoas foram presas nesta quinta-feira (17)
Trinta e cinco pessoas foram presas durante uma operação contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro deflagrada nesta nesta quinta-feira (17) em cidades do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Estima-se que a organização movimentou mais de R$ 13 milhões nos últimos três anos.
De acordo com a Polícia Civil, o esquema criminoso era comandado por dois irmãos que residiam em Piraquara, na Grande Curitiba. Eles adquiriam drogas de um fornecedor no Mato Grosso do Sul e distribuíam para cidades no Paraná e em Santa Catarina.
“Dois irmãos, moradores de Piraquara, estabeleceram uma grande organização criminosa que possibilitava o envio de drogas do estado do Mato Grosso do Sul até a capital paranaense e outras regiões do estado, como litoral e interior”, explica o delegado Victor Loureiro, da Polícia Civil do Paraná.
Durante a investigação, iniciada em novembro de 2023, a polícia interceptou carregamentos de drogas e um dos irmãos se mudou para Barra Velha, em Santa Catarina, onde continuou atuando como um dos chefes da organização criminosa.
“Onde permaneceu atuando no narcotráfico, se utilizando de pessoas interpostas para a realização de pagamentos, para distribuir drogas para outros traficantes menores associados que eram estabelecidos em outros pontos do estado e também em Santa Catarina”, diz o delegado.
A droga era transportada em fundos falsos de veículos e por “mulas”, pessoas pagas para transportar os entorpecentes em ônibus interestaduais. No decorrer da investigação, foram realizadas cinco prisões em flagrante por tráfico de drogas, resultando na apreensão de cocaína, crack e maconha.
Até o momento foram apreendidos armas, drogas e nove veículos de luxo. Quarenta contas bancárias também foram bloqueadas.
Operação contra o tráfico de drogas interestadual
Ao todo, 137 ordens judiciais, sendo 46 de prisão temporária, 36 de busca e apreensão, 40 ordens de bloqueio de valores, 14 ordens de bloqueio de veículos e uma ordem de sequestro de imóvel, foram cumpridas durante a operação.
Os alvos estavam nas cidades de :
- Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Fazenda Rio Grande e Piraquara, em Pontal do Paraná, no Litoral paranaense, e em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais (PR);
- Itapema, Barra Velha e Joinville, em Santa Catarina;
- Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
A operação contra o tráfico de drogas e esquema criminoso comandado pelos dois irmãos de Piraquara contou com cerca de 250 policiais civis, incluindo agentes do Paraná e dos respectivos estados. Helicópteros forneceram suporte aéreo e cães farejadores auxiliam na busca por drogas e armas.
LEIA TAMBÉM:
- Família do menino de 9 anos que matou 23 animais é alvo de mensagens de ódio
- Irresponsabilidade ao volante impulsiona o número de mortes nas rodovias do Paraná
- Lancha atropela e mata banhista em Balneário Camboriú
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.