Conscientização: Hemepar pede doação de sangue antes das festas de fim de ano
A Sesa alerta que no período entre o Natal e o Ano Novo, aumenta a demanda por sangue e os estoques costumam ficar em baixa
Durante o período de festas de final de ano, como Natal e o Ano Novo, os hospitais e os serviços de saúde costumam receber mais pacientes. Principalmente, vítimas de acidentes — de acordo com dados do Hospital de Brasília, o risco de traumas (resultados de acidentes, cortes ou violência) aumenta em 12% em dezembro, em relação aos outros meses do ano. E com o aumento da demanda hospital, aumenta, também, a necessidade de transfusões de sangue.
Por esse motivo, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), pede à população que intensifique a doação de sangue antes das festas de final de ano. Se o objetivo for conquistado, haverá reforço nos bancos de sangue do estado e a garantia de que todos os pacientes sejam atendidos durante este período. A doação de sangue pode ser feita em uma das 23 unidades do Hemepar no Paraná.
“O Natal e Ano-Novo são momentos de celebração e união, mas também de conscientização. Precisamos garantir que os estoques de sangue estejam em níveis adequados para atender a todos que necessitem. Cada doação pode salvar até quatro vidas e fazer a diferença para muitas famílias”, reforça a coordenadora do Hemepar, Vivian Raksa.
O Hemepar Curitiba já registra a queda no número de doações. Durante o ano, cerca de 160 a 190 pessoas comparecem diariamente à unidade para doar sangue. Em dezembro, cerca de 100 a 120 doações diárias são registradas.
Além dos doadores assíduos de sangue no Paraná, a Sesa pede para que toda a população participe deste ato de solidariedade e programe a doação antes do ano encerrar.
- Veja também: Curitiba volta a vacinar contra Covid; veja faixas etárias beneficiadas
Quem pode doar sangue
Os requisitos para doar sangue são: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, ter uma boa saúde (clique aqui para ver a lista de doenças que impedem temporária e definitivamente de doar sangue), estar bem alimentado, estar bem hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Caso tenha menos de 18 anos, o responsável deve acompanhar a doação.
Os homens podem fazer uma doação de sangue a cada sessenta dias. Já as mulheres, podem doar sangue a cada 90 dias.
Como é feita a doação de sangue?
Primeiramente, o doador deve responder a um questionário. Na sequência, faz uma Triagem Clínica, em que se avalia se o doador preenche os requisitos para fazer a doação. Após isso, vai para a Triagem Hematológica, em que uma gota de sangue é coletada, para identificar se o doador tem anemia.
Se todos os requisitos forem cumpridos, o doador é encaminhado para a coleta. São coletadas em média 450 ml de sangue e mais quatro tubos de sangue que serão enviados para exames.
Após isso, é encaminhado para se alimentar e deve permanecer nas dependências do centro de doação por, pelo menos, 15 minutos.
Todo o processo dura, em média, 40 minutos.
Nas 12 horas após a doação, é recomendado que o doador não opere máquinas pesadas e nem faça atividades de esforço, como exercícios físicos.
Como doar sangue no Paraná?
Há duas formas de manifestar o desejo de doar sangue no Paraná, uma delas é por agendamento e a outra é por ordem de chegada nos centros hematológicos do estado.
O agendamento está disponível para as unidades Hemepar de Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo. Nos outros municípios, o atendimento é feito por ordem de chegada.
Clique aqui para agendar a sua doação de sangue.
Quais as vantagens de doar sangue no Paraná?
Além de fazer o bem e ajudar a salvar vidas, o ato de doar sangue no Paraná dá vantagens aos cidadãos: quem for registrado e ativo nos hemocentros e bancos de sangue de hospitais paranaenses tem 50% de desconto nos ingressos para eventos culturais, artísticos, esportivos e de lazer no estado (lei 13.964/2022).
Além disso, o doador também fica isento do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos e processos seletivos realizados no âmbito dos Poderes do Estado do Paraná (lei 19.293/2017).
O doador, após ter a bolsa de sangue aprovada e apta para distribuição, também recebe um Certificado de Doação de Sangue, que comprova o ato e garante os benefícios.
*Com informações de Agência Estadual de Saúde do Paraná.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.