Ciclone extratropical avança e causa tempestades no Paraná
São esperadas pancadas de chuva acompanhadas de raios e ventos fortes ao longo do dia, nos diversos setores paranaenses.
O avanço de um ciclone extratropical pela região Sul do país deixa o tempo instável no Paraná nesta quinta-feira (24). São esperadas tempestades em diversas porções do Estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo para as tempestades, a partir da manhã de hoje e que abrange praticamente todas as regiões paranaenses.
São esperadas pancadas volumosas de chuva, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, seguidas de ventos fortes, entre 60 e 100 km/h.
O órgão nacional também alerta para o potencial risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
De acordo com o Simepar, o sistema de baixa pressão causa chuvas seguidas de raios já pela manhã, na faixa entre os Campos Gerais, Vale do Ribeira e Vale do Ivaí. A tarde, as tempestades atingem municípios entre o Oeste e o Sudoeste.
“Condição de tempo bastante instável no Paraná nesta quarta-feira. Um ciclone extratropical, um sistema de baixa pressão, se intensifica rapidamente e deixa as condições meteorológicas bastante adversas ao longo do dia. São esperadas chuvas já pela manhã nos Campos Gerais, Vale do Ribeira, Vale do Ivaí e boa parte da faixa Norte, acompanhadas de trovoadas. A partir da tarde, a instabilidade fica mais forte no Estado, com o avanço de tempestades entre o Oeste e o Sudoeste. Não se descarta o risco de temporais pela rapidez com que a frente fria passa pelo Paraná”, destaca o meteorologista Lizandro Jacóbsen.
O tempo permanece abafado nas diversas regiões paranaenses ao longo do dia, com temperaturas próximas ou acima dos 30º C. Em Curitiba, os termômetros alcançam os 26º C, ainda segundo o Simepar.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.