Cidades
Campanha da Fraternidade de 2025 pede mudança de atitude com meio ambiente
Foto: BandNews Curitiba

Campanha da Fraternidade de 2025 pede mudança de atitude com meio ambiente

Em Curitiba e Região Metropolitana, um edital será lançado para dar voz a projetos sociais que promovam o desenvolvimento sustentável e estimulem a participação ativa da comunidade

paranaportal - quarta-feira, 5 de março de 2025 - 13:30

Lançada nesta quarta-feira (5) em todo o Brasil, a Campanha da Fraternidade de 2025 tem o tema ‘Fraternidade e Ecologia Integral’. Em Curitiba, o Arcebispo Metropolitano Dom José Antonio Peruzzo explicou que a ideia é focar nos mais necessitados em todas as regiões do país, embora o destaque seja para os Povos da Região Amazônica.

Em seu discurso, ele ressaltou que a questão da fraternidade e do cuidado com o meio ambiente estão muito além de bandeiras políticas e que esse tipo de interpretação é totalmente equivocada. 

“A Campanha da Fraternidade tem sempre as atenções voltadas para quem mais precisa. Hoje, quando tudo se ideologiza e se polariza, dizendo essa causa é de direita, é de esquerda, é conservadora, é progressita. São as formas mais infelizes de interpretar a inteireza de uma verdade e facilmente se tende a descambar para hermenêuticas agressivas”, destacou Dom Peruzzo. 

Celebrada nacionalmente desde 1964, a Campanha da Fraternidade, de acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o período da quaresma, em preparação para a Páscoa, com atitudes de oração, jejum e caridade.

Em nota, a CNBB destacou que a campanha foi inspirada na publicação da Carta Encíclica Laudato Si’ do papa Francisco que, em 2025, completa 10 anos; nos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; e na 30ª Conferência das Partes (COP30), a ser realizada em novembro em Belém.

“O objetivo geral da campanha é promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”, informou a entidade.

O Arcebispo Metropolitano de Curitiba também lembrou que o meio ambiente enfrenta problemas em todos os territórios brasileiros e citou o Rio Iguaçu como exemplo.  

“Na Amazônia, no Nordeste, no Brasil, no Sudeste, lembrem aquelas tragédias ligadas às empresas mineradoras. Aqui em Curitiba, o nosso Rio Iguaçu já nasce morto se quisermos observar bem, os peixes nas vizinhanças não vivem mais porque a água que seu ambiente de vida  já está repleta de contaminações. Mas não é só água para os peixes, é o meio ambiente que nos circula de Norte a Sul”, disse Dom Peruzzo. 

O ponto alto da campanha é a coleta da solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos – neste ano, nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos são destinados a projetos sociais em todo o país.

Em Curitiba e Região Metropolitana, um edital será lançado para dar voz aos projetos sociais voltados ao meio ambiente. As propostas podem ser comunitárias e de grupos religiosos que não sejam católicos. Elas devem promover a solidariedade, apoiar projetos locais para grupos vulneráveis, fomentar o desenvolvimento sustentável e estimular a participação ativa da comunidade.

*Com Agência Brasil

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe