Brasil irá registrar temperaturas recordes nos próximos dias
Apesar do calor, Curitiba irá voltar para o inverno na sexta (23), com a máxima de 16ºC
A previsão de tempo para os próximos dias em todos os estados do Brasil é de muito calor com temperaturas recordes para este período do ano, causadas pela massa de ar quente que se consolidou. O contraste será grande em relação às primeiras semanas de agosto, que registraram frio intenso e até geada.
Segundo a Climatempo, a nova onda de calor começou no fim de semana e deve se manter até 22 de agosto. No Paraná, o fim de semana foi de calor intenso com temperaturas máximas de 36°C no noroeste do estado.
A semana começou com o veranico a todo vapor e até a gelada Curitiba deve chegar aos 28°C nesta segunda-feira (19). No noroeste, o calor também continua e se intensifica com previsão de 37º C em pleno inverno.
Nesta manhã o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, correspondente ao grau de severidade ‘perigo’, de baixa umidade com risco de incêndios florestais e à saúde que abrange boa parte do Paraná. Outro alerta laranja, de onda de calor, está em vigor desde o dia 16 de agosto e se estende até a quarta-feira (21).
Já na sexta-feira (23), Curitiba irá voltar para o inverno, com a temperatura máxima de 16ºC e a mínima de 10ºC, depois de marcar 31ºC na quinta-feira (22). No sábado (24), o frio continua com as temperaturas entre 11ºC e 15ºC.
Temperaturas recordes no Brasil
Apesar da previsão de temperaturas recordes nas cidades do Brasil ser para os próximos dias, Cuiabá já alcançou um marcou histórico. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital do Mato Grosso registrou 41 °C na quinta-feira (15). Foi a tarde mais quente desde 30 de novembro de 2023, que marcou na ocasião 41,2 °C.
A previsão é que Cuiabá alcance 42 ºC na terça-feira (20) e que o calorão perdure até o fim do mês, com variações bruscas de temperatura. No dia 28 a amplitude térmica pode ser de 23 ºC, sendo mínima de 20 ºC e máxima de 43°C.
Em Teresina, no Piauí, a expectativa é que a temperatura chegue aos 38 ºC na quarta-feira (21), passando o recorde anterior de 37,4 °C, registrado em pleno verão, no dia 5 de fevereiro.
Para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a previsão é de 38 ºC na terça-feira (20), com sol e algumas nuvens. Em Goiás, a situação não é diferente, Goiânia verá os termômetros marcarem 37 ºC na quinta-feira (22) e subir para 38 ºC no dia seguinte. Em Rio Branco, no Acre, a temperatura vai subir ao longo da semana e atingir o pico de 43 ºC no sábado (24).
Porto Velho, capital de Rondônia, também terá recordes de temperatura, que irão subir gradativamente durante a semana, de 37 ºC nesta segunda-feira (19) para 45 ºC no domingo (25).
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.