
Aeroporto de Bacacheri tem o maior movimento da aviação executiva do Sul do país
Só em 2024, foram registrados mais de 32 mil movimentos, incluindo pousos e decolagens.; um feito notável para um aeródromo que não opera voos comerciais
Inicialmente uma base militar na Segunda Guerra Mundial, o Aeroporto de Bacacheri, em Curitiba, é hoje o centro de voos executivos do estado do Paraná. Com 45 anos de atividades, completados nesta segunda-feira (31), ele é o aeroporto mais movimentado do Sul do país e o quarto mais movimentado do Brasil na categoria de aviação geral. Somente em 2024, foram registrados mais de 32 mil movimentos, incluindo pousos e decolagens.
O Aeroporto de Bacacheri é exclusivo para a aviação geral, que abrange voos militares, serviços aéreos especializados, manutenção de aeronaves e táxi aéreo. Segundo o Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo, divulgado em janeiro de 2024, entre todos os aeroportos brasileiros, o Aeroporto de Bacacheri ocupa a 25ª posição em número de pousos e decolagens, considerando terminais de todas as categorias — um feito notável para um aeródromo que não opera voos comerciais.
Entre os principais destinos dos voos que decolam do aeródromo estão:
- Aeroporto Costa Esmeralda, em Porto Belo-SC;
- Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo-SP;
- Aeroporto Regional de Maringá, Noroeste do PR;
- Aeroporto de Londrina, Norte do PR;
- Aeroporto Regional do Oeste do PR em Cascavel.
De acordo com a CCR Aeroportos, que administra o local, o Aeroporto de Bacacheri ocupa uma área de 1.602.910 m², onde estão instalados 43 hangares operados por empresas que oferecem um portfólio de serviços especializados e suporte a todo esse ecossistema de aviação.
O local também serve como base para atividades do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) da Polícia Militar do Paraná, do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) da Polícia Civil do Paraná, da Divisão de Operações Aéreas (DIOAR) da Receita Federal e da Casa Militar do Estado do Paraná.
Já o terminal de passageiros possui 157,10 m², e a pista de pousos e decolagens conta com 1.221 metros de comprimento por 30 metros de largura, dispondo de um pátio com 18 posições de estacionamento para aeronaves e capacidade para atender até 300 mil viajantes por ano.
Para Wilson Rocha Gomes, gerente responsável pela administração do aeroporto, a dedicação e o comprometimento dos colaboradores garantem o sucesso de um dos terminais aéreos mais movimentados do estado. “Ao celebrarmos os 45 anos do Aeroporto de Bacacheri, reafirmamos nosso compromisso em melhorar a vida das pessoas por meio da mobilidade, modernizando continuamente a infraestrutura deste importante equipamento urbano. Essa dedicação não apenas honra a trajetória de todos que contribuíram para nossa história, mas também eleva o nível de serviço oferecido à sociedade. Nosso sucesso é resultado do comprometimento de nossa equipe, que diariamente se empenha para garantir operações seguras e eficientes”, afirma o gestor.
*Com Assessoria
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.