Aeroporto Internacional Afonso Pena volta a operar voos para Porto Alegre
Os voos diretos estavam suspensos desde maio deste ano
Os voos partindo do Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Grande Curitiba, para Porto Alegre, que estavam suspensos desde maio deste ano devido às enchentes que atingiram a região gaúcha, voltaram a operar pela companhia Latam, com uma frequência de um voo diário, e pela companhia Azul, com três voos por dia às segundas, quartas e sextas-feiras, um voo nas terças e quintas-feiras e dois voos aos sábados e domingos.
Eden Pisani Junior, gerente do Afonso Pena, destaca que a retomada das operações diretas para a capital gaúcha são de extrema importância para os estados do Sul do país.
“O retorno da rota, apoiado por investimentos e pelo planejamento coordenado entre as companhias aéreas, operadoras aeroportuárias e autoridades locais é um marco para a conectividade e desenvolvimento econômico na região Sul do Brasil, que reforça o papel estratégico do transporte aéreo para a mobilidade regional. Além disso, os voos comerciais estimulam o turismo, o comércio e as oportunidades de negócios nos dois estados, que são fundamentais para acelerar a recuperação do setor, especialmente nas regiões afetadas pelas enchentes”, pontua Pisani.
Após cinco meses de pista fechada devido às enchentes de maio em Porto Alegre, o Aeroporto Internacional Salgado Filho reabriu oficialmente em 18 de outubro. O maior terminal aeroportuário do Rio Grande do Sul estava inoperante desde o dia 3 de maio, quando a água tomou conta da pista e invadiu o local. Dentro do aeroporto, o nível da enchente chegou a 65 cm.
O prédio já estava funcionando para embarque, desembarque e check-in, mas as aeronaves continuavam decolando ou pousando na base aérea de Canoas, pista militar que foi adaptada às pressas para recolocar o Rio Grande do Sul na malha aérea nacional.
LEIA TAMBÉM:
- Preço de passagens aéreas domésticas recua 14,7%, diz Anac
- Governo endurece regras para transporte aéreo de pets
- Voepass encerra operações no Paraná
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.