“Gestores públicos têm que formar boas equipes técnicas”, afirma Romanelli sobre interação com órgãos de controle
O deputado aconselha os novos chefes dos executivos municipais do Paraná para garantirem uma boa gestão
Os novos prefeitos e prefeitas do Paraná devem ficar atentos à relação com órgãos de controle, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), aconselha o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD).
“Os novos gestores públicos têm que começar com o pé direito. Formar boas equipes técnicas. Quem não quiser ter problema, é só cumprir o ordenamento jurídico”, reforça o deputado, que ressalta, ainda, a relevância do trabalho de orientação realizado pela Associação de Municípios do Paraná (AMP).
Os novos chefes do executivo municipal devem, também, refletir sobre as ações que desejam realizar nas cidades, explica o Romanelli, que ocupa a presidência da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa.
“Fundamentalmente, é preciso responder quatro questões: é legal? É moral? É necessário? É eficiente? Esta é uma reflexão importante. Se o gestor responder de forma afirmativa a estas perguntas, certamente o que estará fazendo vai ser uma boa política pública”, avalia.
Orçamento do Paraná impulsionará municípios em 2025
Romanelli reforça que, em 2025, o Paraná terá o maior volume de recursos projetados pelo governo da história do estado. “São R$ 6,3 bilhões para obras e ações para melhorar a vida das pessoas. Isso significa mais obras urbanas, como asfalto e outras melhorias, e também estradas rurais e de infraestrutura”, relata.
- Veja também: Região Metropolitana de Curitiba recebe mais de R$ 262 milhões de investimentos do Paraná
Esses valores serão distribuídos para o investimento nos municípios. Romanelli aconselha, portanto, que as prefeituras devem preparar bons projetos para acessar o dinheiro e para, junto ao Governo do Paraná, trabalharem em prol da população paranaense.
*Com informações de Assembleia Legislativa do Paraná.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.