
Transporte de pets nos ônibus de Curitiba finalmente será votado na Câmara
A proposta está apta para votação em plenário há dois anos, desde março de 2023
A liberação do transporte de animais de estimação, os chamados pets, em ônibus do transporte coletivo de Curitiba será votada na Câmara Municipal, na próxima terça-feira (18).
A iniciativa do vereador Tico Kuzma (PSD) está apta para votação em plenário desde março de 2023, quando passou pelo crivo da Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência.
O objetivo é incluir na lei que regulamenta o sistema de transporte coletivo de Curitiba, como direitos do usuário da rede, o transporte de cão-guia, no caso de passageiro com baixa visão, deficiência visual ou cego, e o transporte de animais domésticos de até 15 quilos.
“A Rede de Proteção Animal me confirmou que muitos cidadãos reclamam da falta de acesso aos serviços [de adoção, de castração e cadastro], por não terem veículo próprio. O transporte coletivo possui caráter social e a medida irá beneficiar as pessoas de baixa renda que não possuem outra alternativa de mobilidade”, argumenta o parlamentar.
Na redação da proposta, são especificadas regras para as caixas de transporte e para os horários em que os animais domésticos poderiam ser levados nos ônibus coletivos: não poderão ser transportados nos ônibus nos horários de pico, tanto matutino quanto vespertino, à exceção daqueles que farão algum procedimento cirúrgico devidamente comprovado. Também estabelece-se o limite de dois animais domésticos por veículo e que, se for constatado o descumprimento de algum dos itens da lei, o passageiro responsável pelo animal será obrigado a descer da condução na parada seguinte.
LEIA TAMBÉM:
- Curitiba pode autorizar sepultamento de animais de estimação em cemitérios públicos
- Agressores de animais em Curitiba deverão pagar por tratamento veterinário
- Cachorro chora ao ver tutor em situação de rua dentro de ambulância
O texto veda o transporte de cães de raças tipificadas como violentas, conforme a lei municipal 9.493/1999. Outra restrição seria ao transporte de animais que “por sua espécie, ferocidade, peçonha ou condição de saúde, provoque desconforto, comprometa a segurança dos usuários do transporte coletivo ou de terceiros, e cuja posse seja proibida pela legislação ambiental”. A matéria recebeu uma emenda modificativa da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que promove ajustes técnicos na numeração dos artigos.
A votação sobre o transporte de pets nos ônibus de Curitiba será transmitida pelas redes sociais da Câmara.
*Com Câmara Municipal de Curitiba
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.