Geral
Trânsito de Curitiba será tema de uma nova frente parlamentar na Câmara
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Trânsito de Curitiba será tema de uma nova frente parlamentar na Câmara

O grupo de trabalho irá atuar até o final da legislatura

paranaportal - sábado, 22 de fevereiro de 2025 - 14:00

A criação da Frente Parlamentar de Trânsito e Mobilidade Urbana foi aprovada na Câmara Municipal de Curitiba na última semana. O grupo será responsável por discutir e propor soluções para os desafios relacionados ao tráfego, infraestrutura viária, transporte público e segurança no trânsito na capital paranaense até o final da legislatura. 

Em janeiro deste ano, a 14ª edição da pesquisa ‘TomTom Traffic Index’ apontou o trânsito de Curitiba como o terceiro pior do país entre as capitais brasileiras. Segundo o levantamento, moradoras de cidade perdem em média 107 horas ou mais de quatro dias por ano em congestionamentos nos horários de pico, ficando atrás apenas de São Paulo e Recife. Outro dado mostrou que Curitiba aparece em segundo lugar no tempo médio de deslocamento por 10 km, com 28 minutos, perdendo apenas para Fortaleza com média de 29 minutos.

Frente Parlamentar de Trânsito e Mobilidade Urbana de Curitiba

A proposta, apresentada por um grupo de 10 dos 38 vereadores, tem como justificativa o aumento da demanda por transporte público, o crescimento da frota de veículos particulares e as dificuldades na integração entre diferentes modais. O trânsito congestionado e as altas taxas de acidentes são apontados como fatores que impactam a qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento da cidade. 

Esta foi a sétima frente parlamentar criada neste ano, e terá a participação inicial de 10 parlamentares: Bruno Rossi (Agir), Delegada Tathiana Guzella (União), Fernando Klinger (PL), Guilherme Kilter (Novo), Jasson Goulart (Republicanos), Laís Leão (PDT), Lórens Nogueira (PP), Nori Seto (PP), Pier Petruzziello (PP) e Zezinho Sabará (PSD).

Propositora da frente, Delegada Tathiana defendeu a iniciativa em plenário e explicou que o grupo terá a função de acompanhar a implementação de políticas públicas, promover debates com especialistas e a sociedade, além de sugerir medidas para a melhoria da mobilidade urbana. Entre as pautas que poderão ser discutidas estão a expansão do transporte coletivo, a ampliação da infraestrutura para ciclistas e pedestres e o uso de tecnologia para o controle do tráfego.

LEIA TAMBÉM:

“A Frente Parlamentar de Trânsito e Mobilidade Urbana é imprescindível para Curitiba que, segundo dados oficiais de janeiro de 2024, já tinha 1.565.656 veículos cadastrados. É a cidade do estado que mais veículos tem nas ruas e a maioria deles usado por particulares. É quase um carro por habitante. São 7 veículos para cada 10 pessoas. […] E não existe [na CMC] uma comissão exclusiva para a mobilidade urbana e o trânsito”, disse a vereadora, que será presidente do grupo. Ela destacou, ainda, que a frente vai debater as demandas dos motociclistas, motofretistas e motoristas de aplicativos. 

“Curitiba cresceu muito. Os números são assustadores. A gente passa muito tempo no trânsito. Ontem, para chegar até aqui [a Câmara Municipal, localizada no Centro de Curitiba], demorei mais de uma hora em um trajeto que duraria 30 minutos, então a coisa está saindo do controle. Nós precisamos, como Legislativo, trazer soluções”, pontuou Lais Leão.


* Com Câmara Municipal de Curitiba

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe