Municipal
Segurança é prioridade para a população de Curitiba no orçamento de 2025
(Foto: Arquivo/Carlos Costa/CMC)

Segurança é prioridade para a população de Curitiba no orçamento de 2025

Esta é a primeira vez em cinco anos que a pauta é listada como a principal demanda da população

Brenda Iung - terça-feira, 12 de novembro de 2024 - 19:34

Os curitibanos querem prioridade no orçamento dedicado à segurança no próximo ano. A demanda foi revelada na consulta pública, liderada pela Câmara Municipal de Curitiba, para definir o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025. Essa foi a terceira maior população popular no tema, com 1,4 mil respostas.

A pauta segurança é importante para 26,4% dos curitibanos, que sugerem cinco prioridades para o uso dos recursos públicos no próximo ano: ampliação do efetivo da Guarda Municipal, aumento do número de rondas da Guarda Municipal, implantação de módulo da Guarda Municipal, criação de políticas de prevenção ao uso de drogas e ampliação do sistema de videomonitoramento de segurança da capital.

Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP), 405 crimes são registrados diariamente em Curitiba. Um a cada três minutos. Os crimes contra o patrimônio (furtos, roubos, extorsão, usurpação, dano, apropriação indébita, estelionato e fraudes) são os mais comuns na capital.

E, embora, a segurança pública seja uma pauta mais relevante para o Governo do Paraná, uma vez que são os governos estaduais os responsáveis pela administração das polícias civil e militar, a violência é vista pelos curitibanos como o principal problema da capital, segundo uma pesquisa comandada pela Agenda Pública. Coincidentemente, ou não, ela foi mencionada por 26,6% dos entrevistados.

Conforme informações da Câmara Municipal de Curitiba, essa é a primeira vez desde 2019 que a segurança figura como a principal demanda da população curitibana para o orçamento municipal.

Educação e obras também são prioridade

12,2% dos curitibanos que responderam ao questionário para elaboração da LOA 2025 querem atenção à educação. Entre as prioridades de destinação de recursos estão: a ampliação da oferta de profissionais na rede municipal, a oferta de contraturno escolar, a ampliação do número de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), a reforma de escolas e a reforça das CMEIs.

A execução de obras em Curitiba é prioridade para 10% dos cidadãos. Como sugestão do uso do orçamento, estão: a implantação de pavimentação (asfalto), a implantação de trincheiras e de viadutos, a implantação de calçadas, a recuperação de calçadas e a manutenção de pavimentação.

*Com informações de Câmara Municipal de Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe