Cristina ou Pimentel? Quem os candidatos à Prefeitura de Curitiba apoiarão no segundo turno
Além de Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB), Curitiba teve mais oito candidatos à Prefeitura
Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) estão no segundo turno para a disputa pela Prefeitura de Curitiba. A segunda fase do pleito será em 27 de outubro. Saiba quem os outros oito candidatos das Eleições 2024 apoiarão no segundo turno em Curitiba.
Quem os candidatos à Prefeitura de Curitiba apoiarão no segundo turno das Eleições 2024
Candidatos que apoiarão Eduardo Pimentel (PSD) no segundo turno em Curitiba
Maria Victoria (PP) e Walter Petruzziello (PP)
O Partido Progressistas, com Maria Victoria na cabeça da chapa para a Prefeitura de Curitiba, anunciou o apoio ao candidato Eduardo Pimentel. Na ocasião, Maria Victoria destacou que o que está “em jogo” é a garantia de que os direitos dos curitibanos não retrocedam, e, por este motivo, Eduardo Pimentel é o candidato ideal para o PP.
Candidatos que apoiarão Cristina Graeml (PMB) no segundo turno em Curitiba
Até o momento, nenhum dos candidatos se mostrou favorável à eleição de Cristina Graeml (PMB). Há a expectativa de que a família Moro, com Sergio e Rosangela — vice-candidatada na chapa de Ney Leprevost (União) — possa se inclinar a este apoio.
Posicionamento neutro no segundo turno das Eleições 2024
Luciano Ducci (PSB) e Goura (PDT)
Em terceiro lugar nas Eleições 2024, Luciano Ducci (PSB) e o candidato a vice Goura (PDT) afirmaram que não farão apoio formal no segundo turno destas eleições. Em comunicado, os candidatos esclareceram que os planos de Pimentel e Cristina não correspondem às propostas da chapa para a capital. Ainda assim, evidenciaram que cobrarão de quem vencer as eleições que respeitem às políticas públicas necessárias para o desenvolvimento de Curitiba.
Roberto Requião (Mobiliza) e Marcelo Henrique Paula Pinto (Mobiliza)
Em live realizada no Facebook, Roberto Requião (Mobiliza) não demonstrou ter um apoio claro para o segundo turno das Eleições 2024 em Curitiba. O ex-governador do Paraná afirmou, no entanto, que a população da capital não deve depositar o voto em Eduardo Pimentel (PSD) pensando em combater o fascismo — mobilização presente entre eleitores da esquerda, que defendem que Cristina Graeml (PMB) tem atitudes antidemocráticas.
*Atualização em 09 de outubro, às 16h48.
Andrea Caldas (PSOL) e Letícia Faria (PSOL)
Por meio de nota à comunidade, o PSOL declarou ser nulo nestas eleições. O partido pede, ainda, à comunidade para anular o voto, que o objetivo de se mostrar resistente e insatisfeito com o resultado das eleições — que, de acordo com o PSOL, está dominado com os discursos de extrema-direita.
Samuel de Mattos (PSTU) e Leonardo Guedes Martinez (PSTU)
Também por meio de nota à comunidade, o PSTU declarou ser nulo no segundo turno das Eleições 2024 em Curitiba. Assim como o PSOL, o PSTU também incentiva os eleitores a anular o voto. Como justificativa, o partido lista o apoio de Jair Bolsonaro (PL) aos dois candidatos, além de uma possibilidade de seguirem com um suposto projeto de privatização de serviços públicos.
Candidatos que ainda não se posicionaram sobre o segundo turno das Eleições 2024 em Curitiba
Felipe Bombardelli (PCO), Luizão Goulart (SOLIDARIEDADE), Ney Leprevost (União), os partidos e os vice-candidatos ainda não se manifestaram publicamente sobre qual dos candidatos ao segundo turno das Eleições 2024 vão apoiar ou se manterão uma postura neutra na próxima fase do pleito.
A matéria será atualizada conforme os posicionamentos forem divulgados.
Quantos votos teve cada um dos 10 candidatos à Prefeitura de Curitiba?
- Eduardo Pimentel (PSD): 313.347 votos
- Cristina Graeml (PMB): 291.523 votos
- Luciano Ducci (PSB): 181.770 votos
- Ney Leprevost (União): 60.675 votos
- Luizão Goulart (SD): 41.271 votos
- Maria Victoria (PP): 20.497 votos
- Roberto Requião (Mobiliza): 17.155 votos
- Andrea Caldas (PSOL): 8.021 votos
- Samuel de Mattos (PSTU): 569 votos
- Felipe Bombardelli (PCO): 341 votos
- Brancos: 45.913 votos
- Nulos: 47.728 votos
Eleições 2024: veja o resultado nos maiores municípios do Paraná
Clique para ver o resultado nas sete maiores cidades do Paraná.
- Curitiba | Foi para o segundo turno
- Londrina | Foi para o segundo turno
- Maringá | Prefeito eleito
- Ponta Grossa | Foi para o segundo turno
- Cascavel | Prefeito eleito
- São José dos Pinhais | Prefeita eleita
- Foz do Iguaçu | Prefeito eleito
Eleições 2024
As Eleições Municipais de 2024 foram em 6 de outubro. Para as cidades elegíveis ao segundo turno, a nova data para o pleito será em 27 de outubro. Veja quais cidades do Paraná podem ter segundo turno.
Acompanhe o Paraná Portal para ver o histórico político dos candidatos e o avanço das Eleições Municipais de 2024. Veja os candidatos ao cargo de prefeito ou prefeita de Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui