Municipal
Eleições 2024: conheça a candidata à prefeita de Curitiba, Cristina Graeml (PMB)
(Foto: divulgação)

Eleições 2024: conheça a candidata à prefeita de Curitiba, Cristina Graeml (PMB)

Incerta, candidatura de Cristina Graeml foi registrada no TSE

Brenda Iung - segunda-feira, 19 de agosto de 2024 - 07:00

Cristina Graeml é candidata à Prefeitura de Curitiba pelo Por Mais Brasil (PMB – antigo Partido da Mulher Brasileira), nas Eleições de 2024. A chapa é composta pelo advogado Jairo Ferreira Filho (PMB) como candidato a vice-prefeito. Conheça a carreira e o histórico político da candidata à prefeita de Curitiba.

Cristina tem 54 anos, é curitibana e jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A profissional atuou em coberturas jornalísticas marcantes, entre elas, a série de reportagens Diários Secretos — que denunciou um esquema de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Em janeiro de 2024, Cristina se filiou ao PMB para concorrer à Prefeitura de Curitiba. Essa é a primeira vez que a jornalista se candidata a um cargo político.

Bens declarados por Cristina Graeml – Eleições 2024

Cristina Graeml declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) R$ 673.620,00 em bens.

Posicionamentos de Cristina Graeml (PMB), candidata à prefeita de Curitiba

Veja alguns dos posicionamentos de Cristina Graeml (PMB), candidata à prefeita de Curitiba:

“Quero ser prefeita de Curitiba porque entendi a demanda de uma parte considerável da população, conservadora como eu, que defende vida, família, Deus, pátria, liberdade e cansou de ser governada sempre pelos mesmos. Quero ser a primeira prefeita de Curitiba para transformar a cidade num exemplo de gestão eficaz, honesta e humana”. (BandNews Curitiba)

“A minha candidatura é uma candidatura orgânica. Eu entendi, depois de um ano de reuniões e conversas, que era uma demanda, entendi que era legítimo que os curitibanos tivessem um representante de fato conservador colocando seus valores aqui na disputa eleitoral para não se sentirem desguarnecidos, que esse é o sentimento geral da população hoje. ‘Não queremos votar nos mesmos de sempre’, ‘Por favor seja candidata’”. (BandNews Curitiba | Paraná Portal)

“O projeto do Governador (de privatização das administrações das escolas estaduais), como foi para a Assembleia, eu acho que tem alguns ajustes para fazer, mas ele não é ruim (…). Porque ele diz que vai tirar os diretores de escolas, que são pedagogos, que são profissionais gabaritados, para voltar para a sala de aula, para usar toda a sua expertise no ensino e não na administração. Eu não sei se Curitiba, como cidade, e a educação infantil — que está a cargo do município — tem essa necessidade. No estado, o Governador viu e eu não achei ruim. Mas, obviamente, tem que garantir tudo o que está no projeto. Não deve ter nenhum custo a mais para o Paraná”. (Plural)

Dissolução dos diretórios estadual e municipal do PMB pode prejudicar candidatura de Cristina Graeml

Embora lançada como candidata à Prefeitura de Curitiba, Cristina Graeml pode não conseguir o deferimento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, consequentemente, pode não disputar as Eleições 2024.

Isso porque o diretório estadual (Paraná) e municipal (Curitiba) do PMB foi dissolvido pela diretoria nacional do partido — presidido por Suêd Haidar Nogueira. E, até o momento, o PMB do Paraná e de Curitiba, não apresentou provas de que essa dissolução é ilegal. O presidente do TSE, Raul Araújo, analisou o caso e negou o pedido dos dirigentes estaduais e municipais para retomar o controle do partido.

“Diante da análise dos argumentos apresentados na petição inicial e dos documentos anexados, constata-se, de forma preliminar, a insuficiência de provas pré-constituídas para demonstrar, neste estágio processual, que o pedido de inativação dos diretórios estadual e municipal pela impetrada desrespeitou o devido processo legal”, afirmou Raul Araújo.

Esse foi também o motivo pelo qual Cristina Graeml não participou do debate realizado em 8 de agosto, na Band Paraná.

A candidatura de Cristina Graeml, assim como a de todos os candidatos à Prefeitura de Curitiba, foi registrada no TSE e está sob análise da Justiça Eleitoral. Se deferida, Cristina poderá concorrer ao cargo de prefeita de maneira regularizada. Se não, cabe recurso.

Eleições 2024

As Eleições Municipais de 2024 serão no dia 6 de outubro. Para as cidades elegíveis ao segundo turno, a nova data para o pleito será em 27 de outubro. Veja quais cidades do Paraná podem ter segundo turno.

Acompanhe o Paraná Portal para ver o histórico político dos candidatos e o avanço das Eleições Municipais de 2024. Veja os candidatos ao cargo de prefeito ou prefeita de Curitiba.

Veja os perfis dos candidatos à Prefeitura de Curitiba

Andrea Caldas (PSOL)

Cristina Graeml (PMB)

Eduardo Pimentel (PSD)

Felipe Bombardelli (PCO)

Luciano Ducci (PSB)

Luizão Goulart (SOLIDARIEDADE)

Maria Victoria (PP)

Ney Leprevost (União)

Roberto Requião (Mobiliza)

Samuel de Mattos (PSTU)

Debates Eleições 2024

Veja como foram os debates com os candidatos à Prefeitura de Curitiba

Band Paraná

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe