Municipal
Quaest divulga pesquisa para o segundo turno em Curitiba neste sábado (18)
(Foto: divulgação)

Quaest divulga pesquisa para o segundo turno em Curitiba neste sábado (18)

O instituto defende as tendências levantadas pelas pesquisas realizadas na capital paranaense e outros municípios brasileiros

paranaportal - sexta-feira, 18 de outubro de 2024 - 18:34

A pesquisa Quaest para o segundo turno em Curitiba, entre Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) será divulgada neste sábado (18). Acompanhe o Paraná Portal para ver o resultado das pesquisas eleitorais divulgadas para a última etapa do pleito na capital.

Tendências relevadas pelas pesquisas eleitorais da Quaest

As pesquisas Quaest mostraram o grande crescimento de Cristina. A candidata saltou de 6% na rodada de 17 de setembro para 26% na véspera da eleição. Ultrapassou o candidato Luciano Ducci, do PSB, apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve 23% das intenções de voto, e ficou a três pontos percentuais de Pimentel, que tem o apoio do governador do Paraná, Ratinho Jr, e do prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Desde o início da campanha eleitoral, a empresa apontou tendências e, também, desafios que precisavam ser olhados com cuidado, como o índice de indecisos e a tendência de crescimento da abstenção, o que contribuiu para o acerto das pesquisas. A Quaest acertou a vitória em primeiro turno dos prefeitos reeleitos de Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Luiz, Macapá, Boa Vista, Rio Branco, Florianópolis e Maceió. Em São Paulo, na eleição mais apertada da história, a Quaest não apenas adiantou os resultados dos três candidatos, como mostrou o impacto da abstenção.

Pesquisas eleitorais da Quaest avaliam viés de abstenção

A Quaest é a única empresa de pesquisa que considera o comparecimento real às urnas no cálculo dos votos válidos. Essa variável tornou-se progressivamente importante porque, apesar de o voto ser obrigatório no Brasil, é crescente em todo o país o número de eleitores que não vai votar. Diante deste cenário, a Quaest utiliza um modelo estatístico que leva em conta o “viés de abstenção” para produzir estimativas mais precisas dos votos válidos.

A empresa utiliza dados oficiais do TSE sobre o padrão e o histórico de comparecimento nas últimas eleições, e faz perguntas para identificar a motivação, o interesse e o grau de participação do eleitor em eleições anteriores. Com essas informações, calculam-se estimativas de votos válidos ponderadas pela probabilidade de o eleitor de fato comparecer para votar.

Entenda como a indecisão dos eleitores influencia no resultado das pesquisas eleitorais

Um desafio importante apontado pela Quaest foi o percentual de indecisos nas pesquisas espontâneas. A Quaest chamou a atenção para esses resultados, que normalmente são considerados menos importantes do que a pesquisa estimulada.

Às vésperas da eleição, as pesquisas espontâneas registravam que metade dos brasileiros não havia escolhido seu candidato a prefeito e 43% dos eleitores informavam que decidiriam seu voto na hora de ir votar.

O amadurecimento do eleitor, que prefere avaliar o cenário por mais tempo é um motivo importante para esse comportamento, principalmente nas cidades em que a disputa foi mais acirrada, como São Paulo.

Saiba como interpretar uma pesquisa eleitoral

O professor associado do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Emerson Urizzi Cervi, esclareceu a função das pesquisas eleitorais e de qual maneira os eleitores podem aproveitar os resultados para embasar o voto. Clique aqui para ver as orientações sobre o tema.

*Com assessoria de imprensa.

Eleições 2024

As Eleições Municipais de 2024 serão no dia 6 de outubro. Para as cidades elegíveis ao segundo turno, a nova data para o pleito será em 27 de outubro. Veja quais cidades do Paraná podem ter segundo turno.

Acompanhe o Paraná Portal para ver o histórico político dos candidatos e o avanço das Eleições Municipais de 2024. Veja os candidatos ao cargo de prefeito ou prefeita de Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe