Curitiba terá quatro novas secretarias: conheça as atribuições das novas pastas
A proposta do prefeito eleito Eduardo Pimentel (PSD) foi aprovada pela Câmara Municipal
Curitiba já está se alinhando para receber a nova gestão, liderada por Eduardo Pimentel (PSD). Nesta terça-feira (10), a Câmara Municipal de Curitiba aprovou, em primeiro turno, a criação de quatro secretarias municipais para a capital. Veja quais são e quais serão as atribuições de cada uma delas.
Novas secretarias municipais de Curitiba
A primeira delas será a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial (Smir), conforme adiantado pelo Paraná Portal um dia após a eleição de Pimentel. A pasta terá como missão “promover a equidade e a justiça social, garantindo a defesa e a ampliação dos direitos das mulheres e das populações negras, indígenas e de outras etnias”, afirma o vereador Tico Kuzma (PSD). Com isso, Curitiba terá uma secretaria inteiramente dedicada à promoção e políticas públicas de combate à violência, à discriminação e às desigualdades de gênero e de raça.
Outra secretaria a ser criada é a de Gestão de Pessoal (SMGP). Hoje, uma Superintendência, a nova pasta manterá a estrutura atual, com setores e núcleos definidos. O objetivo da SMGP será o de aproximar o relacionamento entre a Prefeitura e os servidores municipais.
A nova Secretaria de Desenvolvimento Humano (SMDH), vai incorporar os atuais departamentos dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de Relações com o Terceiro Setor e de Polícias Públicas e Porgramas de Proteção. E dedicará atenção aos idosos, às crianças, aos adolescentes e jovens, aos imigrantes e às pessoas com deficiência. A vereadora Amália Tortato (Novo) deve assumir a pasta, afirma a Câmara Municipal de Curitiba.
Por fim, a Câmara aprovou a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedei). A nova pasta, que poderá incorporar a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, deve consolidar Curitiba como um polo de desenvolvimento sustentável, inovador e competitivo, buscando olhares dos Governos Estadual e Federal para a capital. O vice-prefeito eleito, Paulo Martins (PL), será o secretário à frente da pasta.
*Com informações de Câmara Municipal de Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui