Eleições 2024: candidatura de Cristina Graeml à Prefeitura de Curitiba é validada
Justiça Eleitoral afirmou que dados e documentação estão completos
A indicação de Cristina Graeml como candidata à Prefeitura de Curitiba pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) foi validada pela Justiça Eleitoral. O órgão afirmou que os dados e a documentação estão completos, atendendo os requisitos para a candidatura ser validada e Cristina Graeml possa, então, entrar oficialmente na corrida eleitoral.
Fim dos diretórios Municipal e Estadual do PMB motivou incerteza sobre a candidatura de Cristina Graeml
Isso porque os diretórios estadual (Paraná) e municipal (Curitiba) do PMB foram dissolvidos em agosto pela diretoria nacional do partido — presidido por Suêd Haidar Nogueira. E o PMB do Paraná não havia apresentado provas de que essa dissolução é ilegal. O presidente do TSE, Raul Araújo, analisou o caso e negou o pedido dos dirigentes estaduais e municipais para retomar o controle do partido.
“Diante da análise dos argumentos apresentados na petição inicial e dos documentos anexados, constata-se, de forma preliminar, a insuficiência de provas pré-constituídas para demonstrar, neste estágio processual, que o pedido de inativação dos diretórios estadual e municipal pela impetrada desrespeitou o devido processo legal”, afirmou Raul Araújo.
Agora, a jornalista aguarda o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A audiência deverá discutir o fim da Executiva Municipal e Estadual do partido.
Eleições 2024
As Eleições Municipais de 2024 serão no dia 6 de outubro. Para as cidades elegíveis ao segundo turno, a nova data para o pleito será em 27 de outubro. Veja quais cidades do Paraná podem ter segundo turno.
Acompanhe o Paraná Portal para ver o histórico político dos candidatos e o avanço das Eleições Municipais de 2024. Veja os candidatos ao cargo de prefeito ou prefeita de Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.