Câmara Municipal fará sessão preparatória para vereadores eleitos de Curitiba
Sessão será conduzida pelo vereador mais votado das Eleições 2024, Jasson Goulart (Republicanos)
Curitiba segue nas ações para receber os novos eleitos do executivo e do legislativo municipal. Nesta segunda-feira (23), às 9h, a Câmara Municipal de Curitiba fará a Sessão Preparatória para os vereadores eleitos para o próximo mandato, de 2025 a 2028. Saiba como funciona.
- Veja também: Eduardo Pimentel anuncia todos os secretários e presidentes de órgãos municipais: saiba quem fará parte da gestão
O que é e como funciona a sessão preparatória da Câmara Municipal de Curitiba?
Segundo a Câmara Municipal e Curitiba, a Sessão Preparatória prepara a instituição para a próxima legislatura, que será a 19ª da capital paranaense. O rito depende da diplomação da Justiça Eleitoral, realizada na última quinta-feira (19), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
A Câmara de Curitiba conta com 38 cadeiras de vereadores. Dessas, 20 serão ocupadas por novos legisladores. Entre eles, o vereador mais votado, Jasson Goulart (Republicanos), que assumirá a presidência da sessão. Ele, que recebeu mais de 21 mil votos, deve designar um dos vereadores eleitos para assumir o cargo de secretário e outro para o cargo de orador da Mesa. Após a composição da Mesa Provisória, os vereadores receberão os diplomas emitidos pelo TRE-PR.
A Mesa Provisória será responsável pela atuação da Câmara Municipal de Curitiba entre a sessão de instalação, realizada nesta segunda-feira (23) e a posse dos membros da Mesa Diretora. De acordo com a Câmara, a eleição será realizada em 2 de janeiro, às 14h.
Os novos vereadores de Curitiba tomarão posse em 1º de janeiro de 2025.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui