Municipal
Câmara de Curitiba rejeita homenagem ao ator Alexandre Nero
Foto: Reprodução/Instagram Alexandre Nero

Câmara de Curitiba rejeita homenagem ao ator Alexandre Nero

A votação terminou com 23 negativas, sete votos favoráveis e duas abstenções

paranaportal - quarta-feira, 12 de março de 2025 - 17:34
Banner Asfalto

A Câmara Municipal de Curitiba rejeitou a concessão do título de Vulto Emérito ao ator Alexandre Nero Vieira, de 55 anos, na sessão de terça-feira (11). A discussão da proposta durou aproximadamente duas horas, com os vereadores debatendo se o artista curitibano merecia ou não a homenagem. A votação terminou com 23 negativas, sete votos favoráveis e duas abstenções.

O Vulto Emérito de Curitiba é a maior honraria a ser concedida pela Câmara dos Vereadores a uma pessoa nascida na capital do Paraná, sendo regulamentado pela lei complementar municipal 109/2018. 

Apresentado pela vereadora Giorgia Prates (PT), o projeto defendia que Alexandre Nero é apto a receber tal homenagem por sua trajetória profissional na área da cultura e por “contribuir ao desenvolvimento do Município de Curitiba na realização de fatos em benefício da comunidade, como a idealização e criação da Associação dos Compositores do Município de Curitiba e da realização de peças teatrais e shows musicais”.

O vereador João Bettega (União) encabeçou as manifestações contra a homenagem ao ator Alexandre Nero. Para defender sua opinião, o parlamentar resgatou uma publicação feita pelo ator nas redes sociais, que alegava que o fascimo é a “cara da classe média curitibana”. Bruno Secco (PMB), Da Costa (União), Delegada Tathiana (União), Guilherme Kilter (Novo) e Andressa Bianchessi (União) concordaram com o colega e também usaram postagens feitas pelo artista na internet para argumentar o porquê de ele não merecer o título.

Giorgia Prates lembrou que o reconhecimento a Alexandre Nero seria concedido por conta dos trabalhos do ator e não por suas opiniões nas redes sociais. A parlamentar ainda pediu mais maturidade aos vereadores ao “levantarem pautas durante a sessão plenária”.

Camilla Gonda (PSB) subiu à tribuna para apoiar a proposta e destacou que se sente “muito preocupada toda a vez que a cultura é atacada na Casa”.

Resultado da votação na Câmara de Curitiba sobre Alexandre Nero

Foram contrários à concessão da homenagem Andressa Bianchessi (União), Beto Moraes (PSD), Bruno Rossi (Agir), Bruno Secco (PMB), Da Costa (União), Delegada Tathiana (União), Eder Borges (PL), Fernando Klinger (PL), Guilherme Kilter (Novo), Hernani (Republicanos), João Bettega (União), Lórens Nogueira (PP), Meri Martins (Republicanos), Nori Seto (PP), Olimpio Araujo Junior (PL), Pier Petruzziello (PP), Rafaela Lupion (PSD), Renan Ceschin (Pode), Rodrigo Marcial (Novo), Sargento Tânia Guerreiro (Pode), Tiago Zeglin (MDB), Toninho da Farmácia (PSD) e Zezinho Sabará (PSD).

Angelo Vanhoni (PT), Camilla Gonda (PSB), Giorgia Prates (PT), Laís Leão (PDT), Marcos Vieira (PDT), Professora Angela (PSOL) e Vanda de Assis (PT) votaram a favor do projeto, enquanto Serginho do Posto (PSD) e Sidnei Toaldo (PRD) se abstiveram. Tiveram sua presença registrada em plenário, mas não votaram os vereadores Carlise Kwiatkowski (PL), Jasson Goulart (Republicanos), João da 5 Irmãos (MDB) e Leonidas Dias (Podemos). O presidente Tico Kuzma (PSD) votaria apenas em caso de empate, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara.

*Com Câmara Municipal de Curitiba

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe