“Muito diálogo”, diz Alexandre Curi sobre indicações para comissões
Deputado foi eleito presidente para o biênio 2025-2026 da Assembleia Legislativa do Paraná
A indicação de membros para as comissões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) deve ser feita com muito diálogo. É isso que o presidente eleito para o biênio 2025-2026, deputado Alexandre Curi (PSD), espera. Em entrevista à Mirian Villa, da BandNews Curitiba, o parlamentar disse que as composições são feitas pelas bancadas e, atualmente, o Partido Social Democrático (PSD), segue como o maior partido na Casa.
Somente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por exemplo, a legenda tem direito a quatro integrantes. Para Curi, não existe necessidade de um “bate-chapa”.
“É praxe na casa, no meio do mandato, a renovação de todos os presidentes. Essas indicações para os membros das comissões são feitas pelas bancadas. O PSD é o maior partido e eu quero conduzir essa questão da mesma forma que eu conduzi a eleição da mesa, com muito diálogo, de forma democrática, com alinhamento para que a gente possa decidir e não ter a necessidade de ocorrer um bate-chapa. Quero conversar com o deputado Ademar Traiano (PSD), com o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) e nós vamos caminhar para que haja um entendimento, para que um deputado com muita experiência assuma a Comissão de Constituição e Justiça”, explicou.
- Veja também: “A Alep está em um patamar de excelência em transparência pública”, declara Curi sobre Selo Diamante
Em relação a mudanças no regimento interno da Assembleia, o presidente eleito disse que pretende olhar para o trâmite de projetos em regime de urgência. A alteração do conjunto de regras é considerada essencial para modernizar o processo legislativo.
“Eu defendo — e é o que eu quero fazer já no início do meu mandato — uma alteração também do regimento interno. Eu concordo que muitas vezes o regime de urgência não permite o amplo debate, mas infelizmente o regimento permite em que possa postergar essa votação. E muitas vezes há uma emergência, uma urgência para o Governo do Estado receber essa mensagem aprovada ou não. Mas eu, como presidente, quero debater antecipadamente esses projetos. Já pedi ao chefe da Casa Civil, ao Governador, que esses temas sejam departidos antecipadamente, para que quando cheguem na Assembleia desativa, os deputados já tenham conhecimento dessa matéria”.
Para o próximo ano, a ideia é potencializar a tecnologia e inovação, além de avançar na economia. A projeção é que 30% do orçamento da Alep seja devolvido para o Governo aplicar nos municípios paranaenses.
“Vamos trazer inovação para a Assembleia Legislativa. Estamos conversando com a Google para assinar o mesmo convênio que o Governo do Estado assinou para trazer essa inteligência artificial, para desburocratizar, para facilitar, para dar mais publicidade. Nós vamos estar permanentemente cuidando da transparência, da inovação, da sustentabilidade e como eu disse, avançar na economia. O ano que vem queremos fazer uma devolução recorde para o Governo do Estado, que deve atingir 500 milhões de reais. Mais de 30% do orçamento que o Governo do Estado repassa para a Assembleia, vamos devolver para o Governador Ratinho Junior (PSD) aplicar nos municípios do Paraná”, se comprometeu.
Alexandre Curi foi eleito duas vezes presidente da Assembleia Legislativa do Paraná para o biênio 2025-2026. O deputado estadual havia sido eleito em agosto, mas o processo foi anulado e uma nova votação foi feita nesta semana.
“Tivemos que realizar uma nova eleição, em virtude de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo Ministério Público Federal, contra 11 Assembleias do Brasil. A nossa resolução permitia a antecipação do processo eleitoral interno a partir do dia 1º de agosto, mas uma liminar concedida pelo ministro Dias Toffoli contra a Assembleia de Tocantins estipulou a data de 1º de outubro. Para que não houvesse uma insegurança jurídica, nós resolvemos revogar essa resolução”, esclarece.
Na nova composição eleita, o deputado Gugu Bueno (PSD) será o primeiro-secretário; já a deputada Maria Victoria (PP) permanece na Segunda Secretaria. A deputada Flávia Francischini (União) assume como a primeira vice-presidente.
Completam o grupo o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente, e o deputado Moacyr Fadel (PSD), que se torna o terceiro vice-presidente. A terceira-secretaria fica sob o comando do deputado Requião Filho (PT), seguido pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que permanece como quarto secretário, e pelo deputado Goura (PDT), que será o quinto secretário.
BandNews FM Curitiba: CLIQUE AQUI para ouvir a entrevista completa com Alexandre Curi (PSD).
*Matéria de Mirian Villa | BandNews FM Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.