Estadual
Maior operação de segurança do Paraná: saiba como será a Operação Verão 2025
(Foto: Divulgação/CBMPR)

Maior operação de segurança do Paraná: saiba como será a Operação Verão 2025

A Secretaria de Estado de Segurança Pública apresentou as diretrizes para a operação, que vai de 21 de dezembro até março, no Carnaval

Brenda Iung - segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - 19:33

O verão começa em 21 de dezembro e já há grande expectativa para o movimento no litoral do Paraná. Para garantir o lazer dos paranaenses e dos turistas, sem descartar a segurança, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) divulgou as ações previstas para a Operação Verão 2025 no Paraná. De maneira integrada, as ações começam no início da estação e vão até o Carnaval, em março.

A Operação Verão é a maior operação de segurança do Paraná, afirma o coordenador de Operações Integradas da Sesp, Sérgio Augusto Ramos, em entrevista à BandNews FM Curitiba. A ação integra todas as forças de segurança: o Corpo de Bombeiros reforça a prevenção de afogamentos, a Polícia Militar os patrulhamentos, a Polícia Civil faz apoio aéreo, registro de ocorrência e investigações, a Polícia Científica atuará em atividades periciais e a Polícia Penal intensificará o monitoramento nas unidades prisionais.

Neste ano, o efetivo de segurança pública do Paraná contará com novas viaturas, embarcações, câmeras termais e helicópteros. Além das atividades comuns do litoral, os grandes eventos também terão reforço na atuação de segurança.

O secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, afirma, no entanto, que não haverá aumento de profissionais atuantes na Operação Verão 2025, em relação à temporada 2023/2024, no Paraná. “Nós trabalharemos com o mesmo efetivo do ano passado, porque foi um efetivo condizente. E também para não tirar o efetivo de outras regiões do estado, que também carecem de policiamento”, explica.

Teixeira descreve que, nesta temporada, o efetivo tem mais controle sobre a programação dos grandes eventos, sobre o fluxo de veículos (com a volta dos pedágios e os dados do ferry boat de Guaratuba).

Mas há uma novidade importante: a Sesp definiu a criação de um Centro de Controle de Operações na praia de Caiobá, um dos principais destinos dos turistas no litoral do Paraná.

“A expectativa é que, com o trabalho conjunto entre Estado e municípios, o Litoral paranaense tenha uma temporada de verão tranquila, reforçando sua imagem como destino seguro para turistas e moradores com ações coordenadas que priorizam a prevenção e a eficiência”, descreve o secretário.

Os prefeitos de Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Antonina, Morretes, Paranaguá e Guaraqueçaba acompanharam a reunião e apresentaram sugestões de ajustes no plano de segurança, para acatar as demandas específicas de cada um dos municípios.

Durante o encontro, também foram debatidas as ações para conscientização de turistas, para a promoção de comportamentos responsáveis e seguros nas praias e pontos turísticos do litoral paranaense.

*Com informações de Agência Estadual de Notícias e Vanessa Fontanella | BandNews FM Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe