
Lula demite Nísia Trindade do Ministério da Saúde; veja quem assume
Em seu último ato como ministra, Nísia Trindade anunciou um convênio para produção da primeira vacina nacional contra a dengue, ao lado de Lula.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta terça-feira (25). O substituto será o atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que já foi ministro da Saúde entre 2011 e 2014.
Nísia Trindade estava no cargo desde janeiro de 2023. Em nota, o Palácio do Planalto disse que Lula comunicou a saída de Nísia em reunião na tarde de ontem. Em seu último ato como ministra, ela anunciou um convênio para produção da primeira vacina nacional contra a dengue, ao lado de Lula.
Em nota divulgada na última sexta-feira (21), Nísia avaliou que a pasta, sob o comando de Lula, vem cumprindo com o compromisso de reestruturar o SUS e de cuidar da saúde da população “com resultados concretos”, citando feitos como 100% dos medicamentos do programa Farmácia Popular com gratuidade e o aumento da cobertura vacinal no país após mais de seis anos de quedas consecutivas.
A posse de Alexandre Padilha está marcada para o dia 6 de março.
Os favoritos para substituir Padilha no Ministério das Relações Institucionais são a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, e o líder do governo da Câmara, deputado José Guimarães.
*com informações da Agência Brasil.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.