Geral
Candidatos à Prefeitura de Curitiba assinam pacto para Eleições pacíficas
(Foto: divulgação)

Candidatos à Prefeitura de Curitiba assinam pacto para Eleições pacíficas

Iniciativa do TRE-PR convida instituições públicas e privadas a participarem do manifesto

Brenda Iung - sexta-feira, 23 de agosto de 2024 - 18:07

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) criou o Pacto Eleições no Caminho da Paz, uma colaboração entre instituições e figuras da política paranaense para a segurança de que as Eleições 2024 sejam pacíficas. A assinatura oficial foi feita na tarde desta sexta-feira (23) e contou com a participação de candidatos à Prefeitura de Curitiba.

Os candidatos a prefeito Eduardo Pimentel (PSD), Maria Victoria (PP) e Ney Leprevost (União) assinaram o Pacto Eleições no Caminho da Paz. O candidato a vice-prefeito, Goura (PDT), que compõe a chapa com Luciano Ducci (PSD), também se comprometeu a promover a pacificação nas Eleições 2024.

Pacto Eleições no Caminho da Paz

O Pacto Eleições no Caminho da Paz, criado pelo TRE-PR, é garantir que as Eleições 2024 ocorram de maneira segura, igualitária, inclusiva, livre de desinformação e de discurso de ódio.

Além dos candidatos à Prefeitura de Curitiba, também assinaram o termo: a cúpula diretiva do TRE-PR, os representantes da Procuradoria Regional Eleitoral, a Procuradoria-Geral de Justiça, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR), o Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) e a Arquidiocese de Curitiba. O Paraná Portal e os demais veículos do Grupo JMalucelli (TV Bandeirantes e BandNews FM Curitiba) também assinaram o compromisso.

As instituições públicas e privadas também são convidadas a participar e podem assinar o termo de adesão, disponível na página da campanha Eleições No Caminho da Paz. Após a assinatura e envio do termo por meio do formulário eletrônico, o TRE-PR publicará o nome da instituição como uma promotora da paz nas Eleições 2024.

“Queremos que as Eleições Municipais transcorram em paz, sem que as pessoas se digladiem, que famílias sejam desunidas e amizades desfeitas. Nós sabemos que faz parte do processo eleitoral a disputa, mas que seja a disputa das ideias”, afirma o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.

De acordo com o TRE-PR, Bengtsson pede o apoio da sociedade para “a disseminação de uma cultura da paz nas Eleições”. Esse pedido, segundo o presidente, vai ao encontro ao 16º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que se refere à Paz, à Justiça e às Instituições Eficazes.

Como aderir ao pacto para Eleições pacíficas no Paraná

Para fazer parte do pacto que promove as Eleições pacíficas, criado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, basta preencher o Termo de Adesão, disponível na página da campanha Eleições no Caminho da Paz”.

Após assinar, o documento deve ser enviado por meio do formulário eletrônio, junto aos demais dados solicitados pelo TRE-PR.

É também possível divulgar os materiais da campanha, como cards, cartazes, banners e vídeos.

Compartilhe