Estadual
Idosos e cuidadores ganharão bolsas financeiras no Paraná
(Foto: Valdelino Pontes/AEN)

Idosos e cuidadores ganharão bolsas financeiras no Paraná

Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa foi sancionado pelo Governo Estadual nesta quarta-feira (13)

Brenda Iung - quinta-feira, 14 de novembro de 2024 - 09:51

Os idosos do Paraná ganharão incentivos financeiros para investirem em autonomia, desenvolvimento pessoal e participação em ações comunitárias. Os benefícios, previstos pelo novo programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, também se estenderão aos cuidadores, que serão reconhecidos pelo estado como contribuintes da economia. O Governo do Paraná pretende investir R$ 7 milhões ao ano para esse fim.

A intenção do Governo é se preparar para o futuro, com o oferecimento de melhores condições para os idosos. Até 2030, o país terá mais pessoas idosas do que crianças e adolescentes menores de 14 anos — conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).

“Hoje não existe uma referência de política pública integrada voltada, principalmente, ao cuidado das pessoas idosas. As pessoas não se prepararam para viver muitos anos, então o programa traz uma visão ampla e completa, criando uma rede de atendimento e valorizando aqueles que promovem o cuidado daqueles que precisam”, declara a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.

Programa Amigo da Pessoa Idosa: quais benefícios os idosos terão no Paraná?

O Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, sancionado na última quarta-feira (13) pelo Governador Ratinho Junior (PSD) prevê:

  • a criação da Rede de Atenção à Pessoa Idosa
  • a promoção de atividades de lazer, culturais e esportivas adaptadas às necessidades dos idosos
  • o apoio e a prioridade financeira aos municípios que aderirem às ações
  • a criação da Bolsa Agende do Saber, com apoio financeiro às pessoas acima de 60 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica
  • a criação da Bolsa Cuidador Familiar, para apoiar financeiramente os cuidadores familiares e informais, que se dedicam exclusivamente ao cuidado e não recebem remuneração
  • a criação do Cadastro Estadual da Rede de Atenção à Pessoa Idosa, que reunirá informações de órgãos, conselhos, fundos, projetos, organizações que atuem na proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa
  • a criação do Cadastro de Cuidadores do Paraná, que reunirá informações sobre os cuidadores familiares, informais e profissionais que cuidam dos idosos para garantir o pagamento de bolsas e a coordenação de ações

Idosos terão direito a passagens e assentos em ônibus intermunicipais no Paraná

No Paraná, idosos terão benefícios na compra de passagens para acessar os ônibus do transporte rodoviário intermunicipal.

Os idosos têm até três horas antes do início da viagem em um ônibus do transporte rodoviário intermunicipal para solicitar o benefício. As empresas, por sua vez, deverão reservar dois assentos gratuitos e dois assentos para venda com desconto de 50% do valor total da passagem. A gratuidade ou o desconto será concedido por ordem de chegada: quem chegar antes, terá o bilhete gratuito à disposição. Na sequência, será disponibilizada a versão com desconto.

Se, em até três horas antes do início da viagem os quatro assentos não forem preenchidos por idosos, a empresa poderá disponibilizar para venda normal. No entanto, se houver falta de demanda no ônibus como um todo, a empresa poderá oferecer 50% de desconto além dos dois assentos exigidos pela lei.

Os idosos também poderão solicitar a passagem da viagem de retorno no momento da primeira compra, que corresponde à viagem de ida. As empresas deverão, ainda, adaptar os sistemas de venda de passagem on-line para as necessidades dos idosos.

*Com informações de Agência de Estadual Notícias.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe