
Ricardo Barros é eleito presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados
O paranaense irá conduzir os trabalhos do grupo parlamentar ao longo de 2025
A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados elegeu, nesta quarta-feira (19), o deputado federal Ricardo Barros (Progressistas-PR) como o novo presidente. O paranaense foi eleito em votação unânime para conduzir os trabalhos do grupo parlamentar ao longo de 2025, debatendo e votando as propostas legislativas relacionadas a esses temas.
“Eu sempre priorizo as demandas que posso efetivamente entregar aos brasileiros. Então, num momento como o nosso, em que o mundo está voltado ao desenvolvimento de tecnologias e às questões de cibersegurança, essa comissão terá de entregar avanços em Inteligência Artificial, em data centers, em hidrogênio renovável e na geração de energias limpas”, adiantou Barros ao ser empossado.
A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação tem, entre as suas atribuições, analisar propostas legislativas que digam respeito ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação. O grupo parlamentar também pode participar da formalização de acordos de cooperação com outros países e organismos internacionais e, ainda, promover políticas estratégicas junto aos setores envolvidos.
Como presidente, Barros terá as funções de organizar a pauta, convocar e presidir as reuniões da Comissão, e designar relatores para os projetos de lei, entre outras. “Faremos uma reunião na próxima semana, ouvindo todos os parlamentares efetivamente interessados, para estabelecermos quais temas devemos trabalhar ao longo deste ano, para além das análises das propostas que tramitam pela Casa. Esta será uma gestão de diálogo com o governo e com os pares, a fim de que possamos avançar, gerando mais empregos e oportunidades para os brasileiros”, concluiu o progressista.
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.