
Sergio Moro estagnado e Alexandre Curi vem se despontando
Hoje, o presidente da Assembleia começa a aparecer e já figura como o primeiro representante de políticos tradicionais do Estado
As pesquisas divulgadas nesta quinta-feira (27), têm uma composição que se chama “saliência na memória”. Quem explica é o jornalista e professor Emerson Cervi: se refere à capacidade de certas informações se destacarem e serem mais facilmente lembradas do que outras.
Neste caso, segundo Cervi, a posição do senador Sergio Moro (UB) em resposta do eleitor (pesquisa estimulada) se as eleições fossem hoje ele seria o governador do Estado, pois estaria pontuando 30%. Em seguida, vem o ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, com 18%.
O senador Sergio Moro tem os mesmos 30% com 3% de margem de erro para cima e para baixo que possuía em 2022, quando se elegeu Senador da República. Portanto, os mesmos votos.
Moro, à época, foi eleito com votação de segundo lugar. Até a última semana ele tinha 30% das intenções de votos e estava em segundo lugar, atrás de Alvaro Dias, quase com 40%. Foi quando Ratinho Junior entrou na jogada, esfriando Alvaro Dias em seus redutos para levantar Paulo Martins que não teve tempo para chegar e Moro levou.
Ratinho Junior está, a um quarto de século, dominando a política tradicional, ou seja, sendo o representante político do Paraná. Para não perder este feudo, o governador vai ter que negociar em 2026, já que não poderá tentar a reeleição.
Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), figura em segundo lugar na pesquisa espontânea, ficando atrás do governador Ratinho Junior (17,2%), à frente de Sergio Moro (1,5%) e de Rafael Greca (1%).
Hoje, Alexandre Curi começa a aparecer e já figura como o primeiro representante de políticos tradicionais do Estado. Ele é candidato e vem trabalhando há quase três décadas para chegar ao Palácio Iguaçu.
LEIA TAMBÉM:
- Só um milagre para o PT vencer as eleições de 2026, afirma Oriovisto
- Com 81% de aprovação, Ratinho Junior aparece no topo da avaliação de governadores no Brasil
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.