
Ratinho anuncia Guto Silva na Secretaria das Cidades
Márcio Nunes assume a Agricultura e Abastecimento e Luizão Goulart a Secretaria da Administração e da Previdência
Mais uma parte da mudança no secretariado do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), foi anunciada nesta segunda-feira (24): Guto Silva, que estava no Planejamento será o novo secretário das Cidades; Márcio Nunes, ex-secretário do Turismo, irá comandar a Agricultura e Abastecimento; e Luizão Goulart vai para a Secretaria da Administração e da Previdência.
Na última semana, o Executivo confirmou o nome do ex-prefeito de Maringá Ulisses Maia como novo secretário de Planejamento, no lugar de Guto Silva.
De acordo com o governo, na pasta das Cidades, o novo secretário terá como missão ajudar a desenvolver projetos como o Asfalto Novo, Vida Nova, com previsão de R$ 1,6 bilhão em investimentos em cidades com até 50 mil habitantes, o Ilumina Paraná, lançado em Foz do Iguaçu, para levar iluminação em LED a 100% do Paraná, financiamentos de obras urbanas, o planejamento territorial dos municípios, as Microrregiões de Água e Esgoto, trabalhando pela universalização do esgoto, e a Agência de Assuntos Metropolitanos e a Cohapar, que ficam embaixo do mesmo guarda-chuva.
LEIA TAMBÉM:
- Ratinho Junior anuncia Paranhos, Greca e Maia como secretários
- Guto Silva: uma visão de governabilidade
- Alta velocidade: Curi e Guto Silva ganham espaço enquanto Greca avalia futuro
Na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, seu terceiro grande cargo na gestão – ele também já foi secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo – um dos focos de Marcio Nunes será a implementação de 800 a 1.000 quilômetros de pavimentação em estradas rurais e organização de doação de maquinários agrícolas para as prefeituras.
Na Secretaria da Administração e da Previdência, Luizão Goulart terá que comandar a implementação das 20 Centrais de Atendimento ao Cidadão em 18 municípios, cuja licitação aconteceu na última sexta-feira (21) e a coordenação da máquina pública. Cláudio Stábile, que comandava a Secretaria, foi indicado para presidir a Fomento Paraná.
As nomeações serão publicadas em Diário Oficial nos próximos dias.
Mudanças no secretariado de Ratinho
Com as últimas mudanças anunciadas, o secretariado de Ratinho fica:
- Leonaldo Paranhos na Secretaria do Turismo;
- Rafael Greca na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável;
- Ulisses Maia na Secretaria do Planejamento;
- Guto Silva na Secretaria das Cidades;
- Marcio Nunes na Secretaria de Turismo;
- Luizão Goulart na Secretaria da Administração e da Previdência
Guto Silva
Guto Silva já foi já foi vereador em Pato Branco e deputado estadual. É formado em Administração, com habilitação em Comércio Exterior, e pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos. Já esteve em mais de 65 países como trader e consultor internacional de negócios.

Na atual gestão foi chefe da Casa Civil e secretário de Planejamento, pasta que agora será conduzida por Ulisses Maia. Ele ajudou a conduzir alguns dos grandes programas do estado, como o Banco de Projetos Executivos, o Descomplica Paraná, o maior Plano Plurianual da história, com investimento de R$ 246 bilhões até 2027, e o painel de investimentos com os recursos da alienação das ações da Copel, com prioridade para obras de novas escolas, modernização de rodovias e construção de casas populares.
Marcio Nunes
Marcio Nunes era secretário do Turismo, pasta que agora será comandada por Leonaldo Paranhos, e vai assumir a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. É seu terceiro grande cargo na gestão – ele também já foi secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo. Engenheiro agrônomo e produtor rural, Nunes também já foi vereador, secretário municipal, vice-prefeito de Campo Mourão, presidente do antigo Instituto das Águas do Paraná e deputado estadual por três mandatos.

Nunes ajudou a consolidar o Paraná como o estado mais sustentável do Brasil, título renovado quatro vezes no Ranking de Competitividade dos estados, e construiu o edital de licitação da revitalização da Orla de Matinhos. Também ajudou na concepção do Instituto Água e Terra (IAT), a partir da fusão do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia e o Instituto das Águas do Paraná, e dos programas Descomplica Rural, Rio Vivo, Paraná Mais Verde e Paraná Energia Sustentável.
Luizão Goulart
Luizão Goulart foi deputado federal, vereador, presidente da Câmara e prefeito de Pinhais, na Região metropolitana de Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.