
Paraná passa a ter Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial
Entre as atribuições da pasta estão o monitoramento de projetos, avaliação de tecnologias emergentes e garantia de transparência no uso de ferramentas de IA no setor público
A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital passou a se chamar Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) nesta quarta-feira (2), data em que a alteração foi sancionada pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSB).
De acordo com o governo, a mudança, estabelecida pela Lei 22.324/2024 , consolida o Plano de Diretrizes de Inteligência Artificial na Administração Pública. A SEIA assumirá um papel central na promoção de políticas públicas em IA, fomento a parcerias com o setor privado e coordenação de iniciativas que fortaleçam o ecossistema de inovação no Paraná.
Entre suas atribuições estão o monitoramento de projetos, avaliação de tecnologias emergentes e garantia de transparência no uso de ferramentas de IA no setor público.
O plano também inclui questões como ética, transparência e regulação e propõe diretrizes para o uso responsável da IA, em conformidade com princípios éticos e a legislação vigente, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ele também prevê uma série de medidas para capacitação do corpo técnico, modernização da infraestrutura, estabelecimento de parcerias estratégicas e promoção do ecossistema de inovação no Estado.
“Esta mudança reforça nosso compromisso com a modernização digital, agora com foco estratégico no desenvolvimento e governança de projetos de inteligência artificial. Queremos que o Paraná seja referência nacional nessa área”, afirmou o secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.
LEIA TAMBÉM:
- Ratinho Jr. anuncia dois novos secretários para as pastas da Indústria e do Trabalho
- Ratinho Junior anuncia Paranhos, Greca e Maia como secretários
- Ratinho anuncia Guto Silva na Secretaria das Cidades
GovTechs
A criação da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) do Paraná vai ao encontro da GovTechs, primeiro Hub do estado que começa a operar ainda neste mês no Canal da Música, em Curitiba.
Segundo anunciado, o espaço, que receberá R$ 15 milhões em investimentos ao longo de três anos, será um ambiente de conexão entre governo e startups especializadas em soluções tecnológicas para o setor público.
*Com AEN
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.