Estadual
Paraná reconhece Porco Moura como patrimônio histórico e cultural
(Foto: Felipe-Soifer/arquivo/UFPR)

Paraná reconhece Porco Moura como patrimônio histórico e cultural

Iniciativa do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) visa promover a criação da espécie e apoiar os produtores do Paraná

Brenda Iung - quinta-feira, 5 de dezembro de 2024 - 18:03

O governador Ratinho Junior (PSD) sancionou duas leis propostas pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) para promover a criação do Porco Moura no Paraná. A Lei 22.297/24 reconhece a raça como Patrimônio Histórico, Cultural e Genético do estado. Já a Lei 22.193/24 institui a Semana Estadual dos Porcos Crioulos, a ser comemorada anualmente na terceira semana de maio. As legislações buscam fortalecer a agricultura familiar e preservar a pureza genética da raça.

“Essas são as primeiras leis para resgatar de forma estruturada a produção de porcos crioulos no Paraná, que é uma opção de renda para a agricultura familiar”, afirma Romanelli.

As leis foram elaboradas com a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), além de produtores e entidades como a Associação de Criadores do Porco Moura. Órgãos estaduais de agricultura e cultura também participaram do processo, reforçando o compromisso com a preservação da raça e o desenvolvimento econômico regional.

“Houve um amplo debate sobre a importância de termos uma legislação que contribua para preservar a pureza genética do Porco Moura e, ao mesmo tempo, que estimule a sua produção comercial, com os devidos cuidados sanitários”, explica o deputado.

Porco Moura no Paraná

Originário do Brasil no século XVI, o Porco Moura é criado ao ar livre e pode alcançar até 300 quilos. Sua carne diferenciada atrai cada vez mais o interesse de chefs renomados e açougues gourmets. Atualmente, existem rebanhos em pelo menos 21 cidades paranaenses, com maior concentração nas regiões Sul, Sudoeste e Campos Gerais. Romanelli destaca que as novas leis impulsionam a criação e garantem a valorização comercial do animal, diferenciando-o do suíno industrial.

*Com informações de Assembleia Legislativa do Paraná.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe