Estadual
Obras da Ponte de Guaratuba avançam e alcançam 32% de execução
(Foto: DER)

Obras da Ponte de Guaratuba avançam e alcançam 32% de execução

Megaobra segue cronograma e destaca progresso no trecho estaiado

Brenda Iung - quinta-feira, 5 de dezembro de 2024 - 21:30

A construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, alcançou 32% de execução, conforme relatório do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). O mês de novembro foi marcado por avanços significativos, especialmente no trecho estaiado, que representa uma etapa crucial para a conclusão da obra.

A engenheira Larissa Vieira destacou a eficiência do projeto: “o mês de novembro representou grandes avanços estruturais. Mantemos eficiência, segurança e rigor de qualidade em todas as atividades realizadas”.

Os trabalhos mais recentes concentraram-se na execução das estacas e na concretagem dos blocos de coroamento do trecho estaiado. A finalização das 16 estacas dos apoios centrais AP4 e AP5 foi um marco importante. Apenas na segunda etapa de concretagem do Apoio 4, foram utilizados 650 metros cúbicos de concreto, em um esforço contínuo de 30 horas, envolvendo 82 caminhões betoneiras. Simultaneamente, o Apoio 5 avança com atividades preliminares para montagem e concretagem.

O Governo do Paraná espera que no próximo mês, a megaobra se mantenha em avanço, com fundações marítimas.

“Até o final de dezembro, prevemos avanços significativos nas fundações marítimas do trecho pré-moldado, com a execução de apoios estratégicos que darão sustentação à estrutura principal e no lançamento das vigas pré-moldadas, que marcará a progressão do tabuleiro da ponte. Essas etapas são fundamentais para consolidar a base estrutural da obra, garantindo o cumprimento do cronograma e permitindo a continuidade das atividades em 2025 com foco na qualidade técnica e segurança”, destaca Rodrigo Marques, gerente de Produção do Consórcio Nova Ponte.

Como será a Ponte de Guaratuba

Com 1.244 metros de extensão, a ponte terá quatro faixas de tráfego, ciclovia e barreiras de segurança, com previsão de entrega em abril de 2026. O projeto, avaliado em R$ 386,9 milhões, é um dos maiores já realizados no Paraná e pode ser acompanhado em tempo real pelo site oficial da obra.

*Com informações de Agência Estadual de Notícias.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal para obter todas as informações. Clique aqui.

Compartilhe